A cidade de Pelotas passaria a ter um plano de remodelação

A cidade de Pelotas passaria a ter um plano de remodelação

Correio do Povo do dia 25 de novembro de 1920, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Pelotas passaria a ter um plano geral de remodelação da cidade.

publicidade

Melhoramentos em Pelotas

No cargo de intendente de Pelotas foi, ha poucas semanas, empossado o dr. Pedro Luiz Osório. Antes de assumir esse cargo fez elle uma viagem de estudos ao Rio de Janeiro e S. Paulo, afim de introduzir melhoramentos geraes na cidade de Pelotas. Na ultima reunião do Conselho Municipal, este attendendo aos motivos expostos pelo dr. Pedro Luiz Osório, intendente, autorisou-o a contratar tres profissionaes, os quaes se encarregarão de apresentar um plano geral de remodelação da cidade de Pelotas. Valendo-se dessa autorisação o referido intendente contratou os drs. Roberto Marinho, para apresentar um plano sobre reforma de energia, tracção e luz electrica; Domingos Cunha de um plano de aformoseamento da cidade, e Silvestre Barbosa, para executor dos planos de melhoramentos indicados. Todos esses engenheiros são lentes da Escola Polytechnica do Rio de Janeiro, achando-se já dois delles em Pelotas. O dr. Domingos Cunha exerce, tambem, no Rio, as funcções de director geral do Serviço Sanitário e o dr. Roberto Marinho é o autor do projecto de electrificação da estrada de ferro Central do Brasil.

DIVERSAS

O intercambio com a Italia - O vapor Indiana da Navegazione Generali Italiana está gradativamente augmentando o transporte de cargas de Genova para o Rio Grande e deste porto para aquelle. Em sua ultima viagem trouxe 1.210 volumes de varias mercadorias, das quaes constam as seguintes: 100 caixas de azeite de algodão, 100 caixas de vinho, 50 caixas de azeite de oliveira, 700 caixas de vermouth e 50 caixas de fernet.

Cooperativa de Consumo dos Operarios - No proximo domingo, ás 8 1/2 horas, á rua Casemiro de Abreu n. 59 A, realizar-se-á mais uma sessão de assembléa geral da Cooperativa de Consumo dos Operarios. Será lido e discutido o projecto dos estatutos daquella cooperativa elaborado pelo presidente sr. José Martins Proença.

Imprensa - Appareceu na cidade do Rio Pardo, o Rio Pardo - Jornal, folha semanal, literaria, critica, humoristica e noticiosa.

Novo districto em Julio de Castilhos -

Perante o dr. Braga de Abreu, Juiz Districtal do termo de Julio de Castilhos, prestou compromisso do cargo de escrivão do 8º districto desse municipio o sr. Moysés Prevedello. Com a posse do sr. Prevedello no alludido cargo, ficou definitivamente organisada a justiça estadual naquelle districto, criado ultimamente por acto do intendente municipal.

Objectos perdidos - O sr. Laurindo José de Oliveira depositou em nosso es criptorios um molho de chaves, encontrado no Crystal.

TELEGRAMMAS

Liga das Nações

Genebra, 24 - A assembléa da Liga das Nações, em sua reunião de hoje, decidiu convidar os Estados scandinavos a participarem da policia plebiscitaria a estabelecer-se na região de Vilna, enviando cada um cem homens. - O sr. Gustavo Ador aceitou a presidencia da commissão econnomica financeira provisoria instituida pela Liga das Nações. - Foi apresentado, em nome do Montenegro, um pedido de admissão na Liga das Nações dizendo-se nelle que o Montenegro tinha sido impedido de fazer tal pedido immediatamente após á constituição da Liga em consequencia da sua annexação forçada á Servia.

Genebra, 24 - A assembléa da Liga das Nações designou uma commissão, para tratar da questão da Armenia.

Vienna, 24 - Partiu com destino a Genebra o conde Mensdorf, o qual representará a Austria junto á Assembléa da Liga das Nações, caso esse paiz seja admittido na referida Liga.

A visita do Rei Affonso XIII á America do Sul

Santiago, 24 - O ministro da Hespanha declarou ser provavel que o Rei Affonso XIII visite a America do Sul em meados de 1921.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 25 de novembro na história

1915 - Nascimento de Augusto Pinochet, ex-presidente do Chile.
1925 - O Ministério do Trabalho é extinto em Portugal. 
1926 - Mussolini estabelece pena de morte e fecha jornais antifascistas.
1944 - Segunda Guerra Mundial: 4º escalão da FEB parte para a Itália.
1999 - Garoto cubano de 5 anos, Elian Gonzalez, é resgatado por pescadores enquanto flutuava em uma câmara de pneu na costa da Flórida.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895