A construção segue, e o quartel do 1º batalhão de artilharia de Itaqui ganha forma

A construção segue, e o quartel do 1º batalhão de artilharia de Itaqui ganha forma

Correio do Povo do dia 3 de janeiro de 1923, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Quartel do 1º batalhão de artilharia montada em Itaqui

publicidade

A construcção de quarteis 

Sob a direcção do dr. Romeu do Amaral, representante da companhia Docas de Santos, prosegue em Itaquy, a construcção do quartel destinado ao 1º batalhão de artilharia montada. O referido quartel abrange uma area de 80.000 mq., concedidos pelo municipio, e nos quaes já se acham promptos os embasamentos de sete pavilhões para alojamento de praças; 1 para administração, 1 para rancho, com cosinha annexa; um para enfermaria; tres parques ou deposito, compostos de dois corpos, um sobrado para forragens e uma lavanderia. Cortes e aterros já se acham concluidos. Já se acham em deposito, columnas de ferro galvanisado ondulado, parafusos, cimento, etc. O pessoal actualmente em serviço, consta de cerca de 180 homens, que entre officiaes e peões, trabalham na construcção. 

DIVERSAS 

Suicidio no cemiterio - Hontem, ás 10 horas da manhã, entrou no cemiterio o sr. Octacilio José Garcia, sendo visto então pelos trabalhadores, que, porém, não o viram sair. Depois do meio dia, quando retornaram ao trabalho, indo um delles abrir uma cova, encontrou um homem caido ao chão e banhado em sangue. Aproximando-se, reconheceu ser elle Octacilio José Garcia, que se havia sucidado tendo ainda nas mãos o revólver. Communicado o facto á policia, ali compareceram o inspector de dia no 5º posto, sr. Candido Teixeira, e os enfermeiros da Assistencia Publica do 2º districto Oscar e Nelson. O corpo do suicida foi recolhido ao necroterio municipal, para ser autopsiado. Octacilio matou-se junto ao tumulo de Manoela da Costa, falecida em 6 de fevereiro de 1921 e que fôra sua noiva. O extincto contava 19 annos de idade, era de côr mixta e jornaleiro, e trabalhava nas obras dos quarteis de S. Leopoldo, donde viera em visita á sua mãe. Era filho de d. Seraphina Garcia, moradora na travessa S. Luiz n. 2, no Parthenon, e do finado Paulino José Garcia, sendo, também, irmão do sr. Antonio Garcia, enfermeiro do Hospicio São Pedro. Deixou elle duas cartas, uma dirigida á sua progenitora e outra a um sr. Samuel, que se presume ser seu chefe, nas quaes se desculpa do seu acto de desespero. O revolver foi apreendido. 

TELEGRAMMAS

A peste bubonica 

Uruguayana, 2 - Chegou hontem um desinfectador de hygiene, trazendo o apparelho e o material necessarios. As casas onde se deram casos de peste bubonica serão expurgadas; o mesmo se fará com outros predios, principalmente com os vizinhos daquelles. Os doentes atacados da terrivel infecção estão todos convalescendo. 

Santa Catharina 
A imprensa official

Florianopolis, 1 - A Imprensa Official e o Jornal Republica passavam a ser officialisados, sendo mantidos pelo governo do Estado. Viagens de automovel entre o Estreito e Itajahy

Florianopolis, 1 - O sr. Affonso Delambert Junior iniciou hoje, com oito automoveis, as viagens entre o Estreito e Itajahy. Ao partir o primeiro automovel, conduzindo passageiros, o povo prorompeu em acclamações. 

O sr. Epitacio Pessoa recebido pelo Papa

Roma, 2 - O Papa Pio XI recebeu, hoje, em audiencia especial, o ex-presidente do Brasil o sr. Epitacio Pessoa.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 3 de janeiro na história

1925 - Partido fascista se torna único e Mussolini adquire plenos poderes na Itália. 

1934 - “A Voz do Brasil” passa a ser irradiada em cadeia nacional de rádio, na época como “A Hora do Brasil”.

1959 - Início da produção do fusca no Brasil.

1984 - Expedição brasileira segue à Antártida para construir base. 

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895