A crise na Rússia se agrava

A crise na Rússia se agrava

Correio do Povo do dia 3 de setembro de 1921, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

Crianças eram abandonas pelos pais que não tinham comida para oferecer.

publicidade

O problema russo - Na região do Volga a situação é muito grave 

Riga, 2 - Um radiogramma recebido de Moscou diz que o delegado do soviet, s. Kalenisse que se acha na região do Volga telegraphou ao governo de Moscou communicando que a situação ali é mais seria e ameaçadora do que á primeira vista parecia. O auxilio recebido com o resultado da collecta da taxa natural muito contribuiu par minorar um pouco as necessidades dos flagellados, mas promptamente se esgotou, tornado-se agora necessario o envio mais rapido de soccorros. Um outro radiogramma diz que a situação das creanças na republica de Knirgniz é terrivel, a ponto de seus paes as abandonarem pelas ruas ou pelas escadas dos estabelecimentos do governo. Em sua quasi totalidade, as creanças entre tres e quatro annos estão morrendo de inanição.

DIVERSAS

Successão presidencial - No dia 7 do corrente, no Theatro S. Pedro, promovida pelo “comité” central pró Nilo-Seabra, haverá uma sessão civica de propaganda dessas candidaturas á presidencia e vice-presidencia da Republica. Presidirá a sessão o dr. José Montaury, intendente municipal. Falarão nessa assembléa os nossos collegas drs. Lindolpho Collor e Mauricio Cardoso; dr. Pelagio de Almeida, deputado estadoal e o bacharelando Alceu Barbedo. Hoje, ás 16 horas, no Centro Republicano Julio de Castilhos, haverá uma reunião dos estudantes republicanos, adeptos das candidaturas dos srs. Nilo Peçanha e J. J. Seabra. 

Os escriptorios da Viação Ferrea - Como e sabe, o governo do Estado arrendou o edificio que a firma Frederico Mentz e Cia. mandou construir á rua Voluntarios da Patria, esquina da Pontas de Paris, para nelle installar os escriptorios da Viação Férrea, que vão ser transferidos de Santa Maria para esta capital. Estando promptas as respectivas obras, foram expedidas as necessarias ordens para se iniciar a mudança. Hoje, chegará o pessoal e o material da via permanente. Em seguida, virão os da locomoção, trafego e contabilidade.

Peste bubonica - Hontem foi registrado mais um caso fatal de peste bubonica. A victima foi Manuel Rodrigues de Lima, de 19 annos de edade.

TELEGRAMMAS

Construcção de uma estrada

Bento Gonçalves, 2 - O coronel Carvalho, intendente municipal, franqueou ao publico a nova estrada da linha Leopoldina entre esta Villa e a linha Herval. 

O mar em furia

Rio, 2 - As aguas da Guanabara amanheceram, hontem, agitadas, e, pelo correr do dia, augmentaram de volume, transbordando impetuosamente e alagando a avenida Beira Mar em quasi toda a sua extensão. Vagalhões enormes e espumantes rebentavam no caes da Gloria com tamanha violencia que, em pouco tempo, a balaustrada recentemente reconstruida por effeito da ultima ressaca arriava, dando passagem ás aguas, que inundaram as alamedas da avenida. As praias de Botafogo, Leme, Ipanema, enfim em toda extensão do littoral accorreram curiosos, que assisitiram ao espectaculo singular da rebentação das ondas quasi fora do leito do mar. As barcas da Cantareira transferiram a atracção do caes Pharoux para o caes Maua, correndo esse serviço regularmente. Hoje, a ressaca continuava impetuosa. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 3 de setembro na história

1866 - Tropas brasileiras tomam o forte paraguaio de Curuzu.
1919 - Voto feminino é aprovado na Itália. 
1937 - Entra no ar a Rádio Tupy de São Paulo.
1941 - Primeiras mortes com gás em Auschwitz.
1945 - Partido Comunista Brasileiro solicita registro ao TSE.
1991 - O Senado aprova o fim da reserva de mercado para a informática.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895