A fome na Rússia

A fome na Rússia

Correio do Povo do dia 3 de agosto de 1921, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Os EUA e outros países ajudaram a população russa a superar a fome.

publicidade

O problema russo 

Riga 1 - Ao mesmo tempo que o comité de soccorros da Russia desenvolve o maior esforço no sentido de combater immediatamente a fome nas provincias onde esse flagello está fazendo victimas, o governo dos “Soviets” continua a trabalhar para evitar novo fracasso das colheitas, principalmente nos campos de plantação de trigo das provincias do Volga. Emquanto a Russia appella e aceita o auxilio americano e de outras nações a favor da obra do comité executivo de combate á fome, a Terceira Internacional de Moscou se dirige aos proletarios do mundo, accusando os governos da Inglaterra e dos EUA a desejarem que as classes trabalhadoras da Russia concordem, em troca do pedaço de pão que se lhe dá, em organisar um movimento contra-revolucionario no territorio russo.

DIVERSAS

A inauguração dos serviços do porto da capital e os armazens da Alfandega - Com a recente inauguração dos serviços do porto da capital, terão, como se sabe, de ser extinctos os armazens da Alfandega, e, consequentemente, o serviço de capatazias. O coronel Licio de Campos Borralho, inspector da Alfandega, já está neste sentido, tomando as providencias necessarias ao caso. Assim, nomeou elle o conferente Sebastião Carneiro Monteiro e o 2º escripturario Olivio Passos, para procederem a um balanço no armazem n. 2, recommendando-lhes que façam arrumar as mercadorias ali depositadas de tal maneira, que nelle possam, depois, caber, as que, actualmente, estão no armazem nº 1. Uma vez terminado este trabalho, será fechado o armazem nº 1. 

Congresso Federalista - Como em tempo noticiámos, o Congresso Federalista ha pouco reunido nesta capital adoptará, por unanimidade, um voto de louvor ao dr. Epitácio Pessôa, por motivo do auxilio prestado pelo chefe da nação por occasião da repatriação dos despojos de Gaspar Martins, sendo, por telegramma, dado conhecimento dessa resolução ao presidente da Republica. 

Santa Casa - Serão inaugurados os consultorios recentemente construidos na Santa Casa, no edificio que dá para a rua Misericordia.

TELEGRAMMAS

O “Taquaryense”

Taquary, 1 - O “Taquaryense” que aqui se publica sob a direcção e gerencia do capitão Palemon Saraiva, completou hontem 34 annos de existencia. Seus proprietarios srs. Saraiva & Irmão e tambem o seu fundador capitão Albertino Saraiva, foram muito cumprimentados, não só pessoalmente como por meio de cartões e telegrammas. 

Novo café

Bento Gonçalves, 2 - Foi, hontem, festivamente inaugurado o novo Café Central, de propriedade da firma Peressutti e Cia., e installado em edificio novo e confortavel. 

Nova ponte 

Santa Cruz, 1 - Perante enorme assistencia, composta de autoridades municipaes e representantes de diversas classes sociaes, inclusive familias, o coronel Gaspar Bortholomay, intendente, inaugurou, entregando ao transito publico uma solida ponte sobre o rio Tardinho, com 43 metros de comprimento por 4 de largura, construida, pelos moradores da linha Sitio, 2º districto municipal, com auxilio da Intendencia.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 3 de agosto na história

1902 - Nasce o compositor e fundador da escola de samba Estação Primeira de Mangueira, Carlos Cachaça. 
1908 - Nasce em Bento Gonçalves, o presidente Ernesto Geisel.
1957 - A Malásia conquista a sua independência.
1961 - O presidente Jânio Quadros condecora o astronauta da URSS, Yuri Gagarin, durante visita ao Brasil.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895