A fome que assola o povo russo

A fome que assola o povo russo

Correio do Povo do dia 24 de agosto de 1921, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Família faminta da região de Volga observa restos mortais.

publicidade

O problema russo - A situação na regiões assoladas

Riga, 23 - Os camponeses russos famintos estão comendo greda cinzenta, que tem propriedades nutritivas. Essa espécie de barro está sendo vendida a 50 rublos a libra. Teme-se que falhem as colheitas na região de Volga. 

Berlim, 23 - A missão do Soviet annuncia que o cholera se allastra por Astrakhan, Baratov e Samara e pelas regiões de Kuban, no Mar Negro. Tres milhões de famintos que existem na Republica de Kirchizi necessitam de soccorros immediatos, estão elles se alimentando com ratos e gafanhotos. A fome, agora, está estacionaria, trabalhando contra ella fortes e fracos. Homens para quem o trabalho normal era um sacrificio fazem tudo que requer grande resistencia physica.

DIVERSAS

Marchas de treinamento - No dia 15 do corrente, a 2ª Companhia do 8º batalhão sob o commando do capitão José de Carvalho Lima, tendo como subalterno o 2º tenente João Dias Campos Junior, e a 3ª Companhia, sob o commando do 1º tenente João Marques da Cunha, fizeram uma marcha de treinamento de S. Leopoldo até Sapucaia. Sairam dessa cidade ás 18 horas e voltaram ás 23, sendo feita a marcha em excellentes condições. A primeira Companhia deixou de fazer essa marcha, devido ter passado o dia todo na linha de tiro, verificando o armamento. Devido ao máo tempo, não puderam ser realizados outros exercicios, marcados nos programmas semanaes das companhias. 

Independencia do Uruguay - Passará, amanhã, o 96º anniversario da proclamação da independencia do Uruguay.
Em homenagem áquelle paiz amigo, os consulados conservar-se-ão embandeirados durante o dia. Das 11 ás 13 horas, o sr. J.J.Bajac, consul, receberá o corpo consular e das 15 as 16 horas, os seus compatriotas e demais pessoas que queiram apresentar cumprimentos por tão auspiciosa data. 

Objectos perdidos - Estão depositados no escriptorio desta folha: um molho de chaves encontrado pelo sr. Bartholomeu Cano; uma bengala, encontrada pelo menino Carlos Wagner, no cinema Palacio. 

TELEGRAMMAS

Academia Brasileira de Letras

Rio, 23 - Continuam abertas até 30 de setembro e 28 de outubro, respectivamente, as inscripções de candidatos ás vagas de Paulo Barreto e Pedro Lessa. De accordo com os estatutos da Academia, só podem ser seus membros effectivos brasileiros que tenham em qualquer dos generos de litteratura publicado obras de reconhecido merito, ou, fôra desses generos, um livro de valor litterario. Os candidatos apresentam-se mediante carta dirigida ao presidente da Academia. Na carta deve dar a lista de suas obras publicadas, com os nomes dos editores e data das ultimas edições, juntando alguns exemplares dessas obras ou de algumas dellas. Até agora pediram inscripção para a cadeira de Laurindo Rabello, fundada por Guimarães Passos e que Paulo Barreto deixou vaga os srs. Lima Barreto, Coelho Branti, Orestes Barbosa e outros. Para a cadeira de Fagundes Varella, já pediram inscripção Monteiro Lobato, Gustavo Barroso, Mario Barreto, Saturnino Miasonette, Claudio de Souza e Carlos Porto Carrero.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 24 de agosto na história

1899 - Nascimento do escritor argentino Jorge Luís Borges. 
1915 - Polônia é conquistada por tropas de Hindenburg. 
1954 - O presidente Getúlio Vargas comete suicídio no Palácio do Catete. 
1954 - Café filho toma posse na presidência da República.
1970 - Acordo entre o Brasil e o Paraguai viabiliza a hidrelétrica de Itaipu.
1984 - Porto Alegre tem neve após 75 anos.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895