A grave situação na Alta Silesia

A grave situação na Alta Silesia

Correio do Povo do dia 10 de maio de 1921, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Soldados insurgentes da Polônia.

publicidade

Os successos da Alta Silesia - O levante dos polacos 

Berlim, 9 - Noticiam que até sabbado de noite a gravidade da situação na Alta Silesia não havia diminuido, affirmando-se que os insurrectos polacos planejam ataques a varias das grandes cidades. O” Vossiche Zeitung” annuncia que Kochnigshadtte capitulou depois de varias horas de resistencia. 

Paris, 9 - Dizem de Berlim, que as rodas militares allemãs continuam prégando a guerra contra a Polonia, tendo já seguido para a Alta Silesia alguns milhares de homens da policia militar e da Reichsweehr com metralhadoras e granadas. Os representantes da Entente pediram aos polacos que suspendessem o avanço. Os allemães receberam o fornecimento de munições procedente de um deposito da Reichswehr em Brislau.

DIVERSAS

Viagens de automoveis - O sr. José Figueiras iniciou, hontem, um “raid” automobilistico pela região colonial, guiando uma “baratinha” “Dodge”, munida um motor de 35 cavallos. Partindo daqui, antes do meio dia, em companhia do sr. José Pallarez, tomou elle rumo de Caxias. Dali seguirá para Bento Gonçalves, Lagoa Vermelha, Alfredo Chaves, Guaporé, Soledade, Lageado, Estrella, Taquary e Montenegro, regressando desta ultima localidade para esta capital. A baratinha “Dodge”, é a mesma que, por tres vezes fez a viagem de Porto Alegre a Montevidéo e vice-versa. O sr. José Alfredo Spohr, guiando uma “baratinha” “Ford”, munida de um motor de 22 cavallos, fez uma rapida viagem do lageado á esta capital. Saindo dali, ás 7 horas, aqui chegou ás 16 horas, tendo percorrido as seguintes localidades: Bom Retiro, Taquary, S. João do Montenegro, S. Leopoldo e Sapucaya. Do Lageado até S. Leopoldo, a viagem foi feita debaixo de forte chuva, tendo o sr. Alfredo Spohr se demorado duas horas em Montenegro. Apesar do pessimo estado de algumas estradas, a baratinha “Ford” chegou em boas condições. Quanto ao combustivel gasto, foi de cerca de uma caixa de gazolina. 

Objectos perdidos - O menino João dos Santos depositou em nosso escriptorio um molho de chaves, encontrado a rua Voluntarios da Patria.

TELEGRAMMAS

Fundação de um club

Pelotas, 7 - Um grupo de cavalheiros cogita a fundação de uma associação a denominar-se Automovel Clube. Essa idéa foi aceita por todos que della tiveram conhecimento. A nova sociedade terá amplo programma de acção, cuidando do desenvolvimento do automobilismo e remodelação das estradas de rodagens do municipio e fóra delle. A sua séde será no palacete á rua General Osorio esquina da Riachuelo de propriedade do sr. Francisco Nunes de Souza. 

Theatro Guarany 

Pelotas, 7 - A Companhia Marranti, cantou, hontem, no novo Theatro Guarany, a opera “Tosca”, em recita popular. A assistencia era numerosa, tendo feito carinhosa manifestação de apreço á soprano Elvira Galleazzi. 

O regresso do dr. Assis Brasil

S. Paulo, 9 - O dr. Joaquim Francisco de Assis Brasil despediu-se hontem, dos jornaes desta capital visto regressar hoje á sua fazenda em Pedras Altas.
A peste bovina

S. Paulo, 9 - Hontem foram assignalados casos suspeitos de peste bovina. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 10 de maio na história

1899 - Nasce o dançarino, cantor e ator Fred Astaire. 
1933 - Livros são queimados em praça pública na Alemanha. 
1979 - O socialista François Mitterrand vence a eleição na França. 
1986 - O padre Josimo Tavares é assassinado a tiros no Maranhão. 
1992 - A revista Veja publica entrevista bombástica de Pedro Collor, denunciando o esquema de PC Farias. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895