A inauguração da nova estrada de ferro entre Taquara e Canela

A inauguração da nova estrada de ferro entre Taquara e Canela

Correio do Povo do dia 12 de abril de 1921, terça-feira, noticiava:

Estação ferroviária de Taquara

publicidade

Estrada de ferro de Taquara ao Canella - A inauguração do trecho entre as estações de Varzea Grande a Gramado 

Realizou-se ante-hontem a inauguração do trecho de estrada de ferro compreendido entre as estações de Varzea Grande e Gramado, que fazem parte da estrada de Taquara ao Canella, da qual são proprietarios o sr. João Correa e Filhos. A população do Gramado, enthusiasmada pelo acto inaugural, promoveu, em regosijo, varias festas que se revestiram de maximo brilhantismo. O novo trecho de estrada de ferro vem prestar um relevante serviço a uma das mais prosperas zonas da região colonial, povoada por laboriosos colonos, que não poupam esforços para o seu engrandecimento. O sr. João Correa e Filho não obstante as difficuldades do actual momento, estão prosseguindo sem desfallecimento os trabalhos para ligar ao Canella por meio de estrada de ferro.

DIVERSAS

Material para Viação Ferrea - Ha dias noticiámos que, no porto de Nova York, estavam aguardando embarque as cinco primeiras locomotivas typo “Mikado”, das vinte contractadas pelo governo do Estado a American Locomotive Sales Corporation, para a Viação-Ferrea. Sabe-se que aquellas cinco locomotivas foram embarcadas no vapor “Cardonia”, que deve partir de Nova York, a 15 do corrente, com destino ao Rio Grande. 

A peste bovina em S. Paulo - No seio dos criadores, continúa o alarme produzido pelas noticias aqui recebidas referentes a peste bovina, que acaba de irromper em S. Paulo. O dr. Borges de Medeiros, presidente do Estado, resolvendo tomar providencias para tranquillizar os interessados em defesa da pecuaria rio-grandense, convidou para uma conferencia, no palacio do Governo, o dr. Ulysses de Nonohay, delegado federal do Serviço de Industria Pastoril. Nesta conferencia, s. exc., entre outras medidas, lembrou a conveniencia de ser prohibido o transito pela fronteira norte, com Santa Catharina, e pelo porto do Rio Grande, não só de gado como de todos os productos e sub-productos bovinos, forragens, etc., procedentes da zona infeccionada ou suspeita. No mesmo dia da conferencia, o dr. Ulysses de Nonohay, telegraphou ao dr. Simoes Lopes, ministro da Agricultura, socilitando as necessarias instrucções e a abertura de credito para o que occorrer as despezas a serem feitas com tal serviço. 

TELEGRAMMAS

O fallecimento da ex-kaiserina como a noticia repercutiu na colonia allemã

Rio, 11 - Logo que foi conhecida, aqui, a noticia do fallecimento da ex-kaiserina, occorrido em Doorn, residencia da familia imperial allemã, as principaes casas germanicas hastearam o pavilhão a meio páo. Todos os jornaes da tarde se referem a extincta cujas virtudes exaltam em sentidos necrologicos. A edição vespertina do “Jornal do Commercio”, depois de enaltecer as virtudes moraes da ex-soberana allemã. Diz: “Em qualquer campo de acção, em qualquer esphera social é de molde a causar profunda magua o desapparecimento de uma mãe que tomba ferida pelo pesar da morte dos filhos e pelas distintas do seu marido”. A “Noticia” publica uma photographia da extincta e na noticia que acompanha, diz entre outras coisas: “ A desgraça que cahiu sobre o imperador deveria fatalmente matar a imperatriz - dizem os allemães - porque era sabido na Allemanha que o casamento entre esses dous principaes não se deram exclusivamente por motivos politicos como geralmente se fazem os casamentos entre os principes. Augusta Victoria amava realmente o esposo. 

A grafia da época está 
preservada nos textos acima

O dia 12 de abril na história

1928 - Atentado a bomba contra o Rei da Itália, Vittorio Emanuelle III.
1931 - Nasce o ator e humorista Chico Anysio.
1939 - Lançamento do Gibi.
1961 - Yuri Gagarin, da URSS, torna-se o primeiro homem a fazer uma viagem espacial. 
1989 - Morre o ex-ministro da Economia Dilson Funaro.


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895