A inauguração do porto da capital

A inauguração do porto da capital

Correio do Povo do dia 22 de maio de 1921, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

As obras do cais do porto estavam sendo concluídas

publicidade

O porto da capital - Os preparativos para sua inauguração

Em consecutivas noticias temos informado ao publico que, por todo o principio do mez de junho vindouro, serão inaugurados os serviços do porto da capital, no trecho já concluido. Observa-se já ha algum tempo, ali, grande azafama no sentido de serem ultimados os trabalhos afim de dotar quanto antes o nosso commercio de um serviço portuario, de cuja ainda se ressente, pelo vultuoso movimento de exportação e importação. A testa da organisação desses trabalhos se acha o dr. Hercilio Domingues, administrador do porto do Rio Grande, e sob cuja direcção esta soffrendo uma completa remodelação, tornando mais praticos e rapidos os serviços de embarque e desembarque de mercadorias. Conforme a planta approvada pelo governo do Estado o cáes terá um comprimento total de 5.510 metros, e será dividido em duas secções, sendo uma de cabotagem e outra fluvial. 

DIVERSAS

Estrada de Ferro Palmares-Conceição do Arroio - Até 9 do corrente o assentamento dos trilhos da Estrada de Ferro Palmares-Conceição do Arroio havia alcançado a povoação de Passinhos, na extensão de 32 kilometros. Por estes dias, o trafego dessa estrada, em combinação com a linha de navegação Porto Alegre-Palmares, será inaugurada. 
Carlos Barbosa - Chegou hoje a esta capital, o dr. Carlos Barbosa, ex-presidente do Estado. No Grande Hotel, onde se hospedará foram-lhe reservados aposentos. 

Caixa Funeraria Poloneza - A 9 do corrente, completou a Caixa Funeraria Poloneza o primeiro anniversario de sua fundação. Conta actualmente a mesma 77 sócios e possue em caixa 1:340$000, tendo já pago tres peculios por fallecimento. Hoje, realizar-se-á a eleição da nova directoria da referida sociedade. Os novos directores tomarão posse no próximo mês. 

TELEGRAMMAS

A orchestra do Centro Musical 

Pelotas, 21 - A orchestra do Centro Musical realizou seu segundo concerto symphonico. A assistencia que encheu o Theatro Guarany, applaudiu com enthusiasmo. 

A Allemanha e os alliados 

Berlim, 21 - Nos meios officiaes do Ministerio dos Extrangeiros, propalava-se sem reservas, a declaração de que o desarmamento exigido pelo ultimato dos alliados, começaria hoje, ao meio-dia. 

Berlim, 21 - O governo resolveu indemnizar os exportadores, em marcos papel, pelo imposto estabelecido pelos alliados sobre os productos allemães exportados. O governo allemão começou a restituir o material ferro-viario appreendido durante a guerra. A primeira entrega foi effectuada. A belgica recebeu 3.480 toneladas de material ferro-viario e a França 1.605.

A grafia da época está 
preservada nos textos acima 

CRONOLOGIA

O dia 22 de maio na história
1924 - Nasce o cantor Charles Aznavour. 
1930 - O dirigível Zeppelin chega a Recife vindo da Alemanha. 
1942 - Primeiro ataque a submarino alemão em águas brasileiras.
1968 - Presidente Charles De Gaulle convoca eleições gerais na França.
1990 - Collor demite 20 mil ferroviários da RFFSA.
1990 - Morre o pugilista norte-americano Rock Graziano. 

 

O dia 23 de maio na história
1901 - Luz elétrica chega a alguns bairros em São Paulo.
1939 - Adolf Hitler divulga plano de invasão da Polônia.
1945 - PCB e Prestes reúnem 100 mil pessoas no estádio Januário (RJ).
1960 - Adolf Eichman, nazista, é sequestrado na Argentina por agentes de Israel.
1992 - Giovanni Falcone, juiz italiano, é morto pela máfia. 

 

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895