A Liga das Nações estava se organizando em comissões

A Liga das Nações estava se organizando em comissões

Correio do Povo do dia 18 de novembro de 1920, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Assembleia da Liga das Nações.

publicidade

Liga das Nações 

Genebra, 16 - A Assembléa da Liga das Nações, em sua reunião de hontem, decidiu nomear seis commissões, compostas, cada uma, de 42 membros. Cada delegação será representada em todas as commissões. Entretanto, o desejo quasi geral é reduzir ao minimo as discussões publicas. Lord Robert Cecil, delegado da Inglaterra, propoz que as sessões das commissões sejam publicas. O delegado francez Sr, Viviani combateu esta proposta que julga contraria a todas as praxes parlamentares. Lord Robert Cecil replicou que era preciso acabar com esses desagradaveis habitos diplomaticos e que era importante interessar a opinião publica mundial da conferencia. A Assembléa tornou-se, por essa occasião, ligeiramente agitada. O delegado italiano sr. Tittoni, tomando a palavra, combateu a proposta de lord Robert Cecil.

DIVERSAS

Politica federalista - Sob a presidencia do sr. Francisco Padilha realizou-se, hontem, no Centro Federalista a annunciada assemblea de federalistas para tomar conhecimento da renuncia collectiva do directorio local do partido federalista. Aberta a sessão, o dr. Raul Pilla, presidente do directorio demissionario, expoz os motivos de ordem politica que o levaram, bem como aos seus companheiros de direcção, a renunciar ás suas funcções. Foi decidida, a seguir, a convocação de nova reunião do partido local, afim de prover sobre a direcção do mesmo, tendo ficado encarregados desta convocação o sr. Miguel Giuliano, o doutorando Roberto Osorio Junior e os academicos Oscar Fontoura e João Costa. Essa reunião deverá realizar-se na proxima semana.

O dia da bandeira -Passa, amanhã, mais um anniversario da assignatura do decreto que creou a bandeira nacional. Ao meio-dia, como é de praxe, o pavilhão nacional será hasteado em todas as repartições publicas, na presença dos respectivos funccionarios. As commemorações militares resumir-se-ão este anno a identica solemnidade, em virtude de ter seguido, hontem, para Gravatahy, onde vão realizar as manobras militares, quasi todas as forças federaes aqui aquartelladas. Á noite, serão illuminadas as fachadas de todos edificios publicos.

Monumento ao general Osorio - A commissão central pró-monumento ao general Osorio, funcionará, doravante, na séde da Protectora do Turf.

TELEGRAMMAS

A relação entre a Polonia e a Allemanha

Londres, 17 - Uma noticia de fonte polaca informa que as negociações economicas entre a Allemanha e a Polonia fracassaram devido ao facto dos allemães terem insistido pela inclusão na convenção a ser assignada, de clausulas politicas e outras referentes ao desarmamento da Polonia.

Entre russos e polacos

Londres, 17 - O Daily Telegraph publica um telegramma de Riga annunciando que os delegados russos e polacos accordaram no sentido de ficar o dia 19 do corrente como o limite para o inicio da retirada das tropas polacas que se acham na zona neutra.

As relações entre a Argentina e o Brasil

Buenos Aires, 17 - La Razon reproduz um artigo editorial do Jornal do Brasil, que se publica no Rio de Janeiro, sobre a recente viagem da missão Lacroze ao Brasil e diz que as apreciações dos orgãos da imprensa brasileira são altamente agradaveis ao espirito argentino.

A questão do Tescheu

Londres, 17 - Uma delegação polaca deixará amanhã Varsovia com destino á Praga afim de continuar as negociações relativas á questão de Tescheu.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 18 de novembro na história

1837 - Criação da Brigada Militar do RS com o nome de Força Policial.
1930 - Fundação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
1960 - Pugilista brasileiro Eder Jofre torna-se campeão mundial dos pesos-galo.
1966 - Criação da Embratur (Empresa Brasileira de Turismo).
1978 - Jim Jones comanda o Massacre de Jonestown, na Guiana Inglesa, onde 914 pessoas morreram no maior suicídio coletivo da história.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895