A luta entre alemães e soviéticos pela fome

A luta entre alemães e soviéticos pela fome

Correio do Povo do dia 6 de agosto de 1921, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

Camponeses famintos dirigem-se a Moscou para lutar contra os sovietes.

publicidade

O problema russo - Combates entre camponezes e as forças dos “Soviets”

Nova York, 4 - Despachos vindos de Berlim, annunciam que as tropas vermelhas mandadas para deter o avanço dos camponezes famintos que marchavam sobre Moscou passaram para o lado dos camponezes. O governo dos “soviets” prepara a toda a pressa, a defesa da capital bolchevista. As noticias que chegam de diversas fontes são accordes em dizer que, embora sendo impossivel determinar a verdadeira extensão da catastrophe, o facto inconteste é que o desastre attingirá a proporções jamais vistas no mundo e que acarretará a queda do regimen sovietista. Os jornaes calculam em dez milhões o numero de famintos russos que se dirigiram para Moscou, estando esta cidade cercada pelas tropas. A situação é gravissima, tendo havido revoltas em Petrograd.

DIVERSAS

Registro Genealogico dos gados riograndenses - A União dos Criadores no interesse da classe de que se fez representante e convencida da grande importancia do registro genealogico dos gados mestiços como meio mais efficiente de incrementar o aperfeiçoamento dos rebanhos do Estado acaba de dar áquella Instituição o merecido desenvolvimento, remodelando o respectivo serviço e augmentando o seu pessoal 

Reclamação - Os moradores á rua Duque de Caxias, na parte fronteira á praça General Osorio, pedem que chamemos a attenção de quem de direito para a infracção de uma postura municipal que prohibe animaes soltos pelas ruas e praças desta capital. E a contravenção verifica-se naquelle logradouro publico, onde vagueiam dia e noite cavallos e muares, correndo os transeuntes risco de serem mimoseados com patadas daquelles quadrupedes. 

O preço da luz - Como se sabe, as companhias Fiat Lux e Força e Luz resolveram, desde julho ultimo, augmentar 20% no preço da luz, afim de que os concessionarios fizessem a maxima economia no consumo. Vemos, agora que aquellas emprezas querem que os seus assignantes sejam parcimoniosos tambem no uso dos contadores, cujo aluguel tambem foi sobrecarregado com terriveis 20%.

TELEGRAMMAS

Academia Brasileira de Letras 

Rio, 5 - Em sessão da Academia Brasileira de Letras, foi lida uma carta do sr. Monteiro Lobato, apresentando-se candidato á vaga aberta pelo fallecimento de Pedro Lessa, e enumerando os seus livros: “Urupés”, “Cidades Mortas”, “Negrinha”, “Idéas de Jeca Tatú”, “Onda Verde”, “Problema Vital” e “Narizinho Arrebitado”. Espera-se que o poeta rio-grandense Zeferino Brasil apresente a sua candidatura. Ao que se affirma contará ella com exito.

O fallecimento de Caruso 

Napoles, 5 - Foi imponente a cerimonia religiosa realizada na basilica de São Francisco de Paula em que a missa de “requiem”, de Pasiello, foi cantada por um coro de 400 professores acompanhado de uma orchestra de 200 figuras sob a regencia do maestro Baroni. Após á missa o tenor Pucia, dos amigos de Caruso, cantou o “requiem” de San Radellax. Milhares de pessoas apinhadas na egreja assistiram ás exequias com a mais rigorosa reverencia religiosa, vendo-se o que a sociedade de Napoles possue de mais distincto. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 6 de agosto na história

1910 - Nasce o compositor Adoniran Barbosa.
1932 - Primeira edição do Festival de Cinema de Veneza.
1945 - Os EUA lançam bombas atômicas sobre Hiroshima durante a Segunda Guerra, causando mais de cem mil mortos. 
1978 - Morre o Papa Paulo VI.
2001 - Morre o escritor Jorge Amado.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895