A ocupação francesa traz consequências para a vida na região alemã do Ruhr

A ocupação francesa traz consequências para a vida na região alemã do Ruhr

Correio do Povo do dia 19 de abril de 1923, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Soldado francês vigiando uma carga de carvão com destino à França

publicidade

As consequencias da occupação do Ruhr

Bruxellas, 18 - Os francezes occuparam no Ruhr, mais nove minas de carvão, com as respectivas estações ferroviarias das proximidades obtendo, assim, 65.000 toneladas de carvão coke. 

Dusseldorf, 18 - O sr. Le Trocqueur visitou as estações ferroviarias desta cidade e de Essen, tendo tomado conhecimento do augmento do transporte de carvão, effectuado desde 19 de março ultimo. O transporte que era, áquella data, de 500 toneladas diarias, é actualmente, de 8.000 toneladas. 

Bruxellas, 18 - Em consequencia do attentado que visava o ministro da Guerra, sr. Dezeve, foi decretada a expulsão dos ferroviarios da estação de Renheide, tendo sido tomadas medidas severissimas. 

DIVERSAS

As consequencias da occupação do Ruhr

Objectos perdidos - O menino Djalma Pereira da Silva, empregado na Mensageira, encontrou á rua dos Andradas e depositou em nosso escriptorio, uma planta do predio do sr. Horacio Carvalho, á esquina da travessa Jose Antonio Araujo. Entregamos um molho de chaves ao sr. Jose de Oliveira.

Desastre de bonde - Já por mais de uma vez temos reclamado uma providencia qualquer que venha por fim ao perigo sempre imminente a que estão expostos os passageiros que, tendo urgente necessidade de estarem as horas certas em determinados pontos da cidade, se vêem obrigados muito a contragosto, a fazerem longos percursos dependurados aos balaustres dos bondes da Companhia Força e Luz. Essa irregularidade só pode ter como causa o exiguo numero de bondes, como diariamente se está a constatar, em relação ao movimento cada vez mais crescente da população da cidade, exiguidade essa que attinge o seu maior gráo a meio dia e ás 19 horas, momento em que, fechando todo o commercio, vão os que nelle labutam em demanda de suas respectivas residencias. Nessa horas, commum se torna o aspecto dos bondes atravessarem as nossas ruas trazendo as vezes, o triplo mais da sua lotação: os pingentes, os estribos e até mesmo as plataformas vão, nessas occasiões, repletas de passageiros. 

TELEGRAMMAS

Estrada de Ferro Brasil-Paraguay 

Rio, 18 - O ministro da Viação já está de posse dos estudos relativos á Estrada de Ferro Brasil-Paraguay, de que é encarregado o engenheiro Carlos Enles, chefe das linhas da Central do Brasil. 

A execução dos prelados russos Moscou, 17 - Foram condemnadas a morte, pelo tribunal dos soviets, onze pessoas implicadas no processo monstro instaurado contra numerosos individuos accusados de corrupção no departamento central de construcção de casas baratas. 

Paris, 17 - Segundo o correspondente do “Echo de Paris” em Stockolmo, as ultimas noticias ali recebidas de Moscou vem confirmar os propositos sanguinarios do governo dos soviets em relação aos padres submettidos a julgamento. Constava que, em vista da reclamação do mundo catholico pela execução do sacerdote Budkiewicz, as autoridades bolchevistas pretendiam internar o patriarca Tikhon num convento, no Don, sem mais julgamento, annunciando, depois, a sua morte natural. Em seguida seria eleito um outro patriarcha.

A grafia da época está preservada nos textos acima 

CRONOLOGIA

O dia 19 de abril na história

1882 - Morre Charles Darwin, autor de “A Origem das Espécies”.
1923 - Nasce a escritora Lygia Fagundes Telles. 
1941 - Nasce o cantor Roberto Carlos.
1943 - Levante do Gueto de Varsóvia. 
1988 - Morre o ex-ministro dos Transportes Mário David Andreazza.
1996 - Morre o ator gaúcho Walter D’Ávila.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895