A partida de Edú Chaves rumo a Montevidéo

A partida de Edú Chaves rumo a Montevidéo

Correio do Povo do dia 29 de dezembro de 1920, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

O aviador Edú Chaves partiu em direção ao Uruguai.

publicidade

O raid aereo Rio-Buenos Aires - A partida de Edú Chaves rumo a Montevidéo

Ainda hontem, a população desta capital se mostrou profundamente interessada pelo exito audacioso do raid Rio de Janeiro-Buenos Aires que o aviador Edú Chaves está presentemente realizando. Desde as primeiras horas do dia, os telephones da nossa redacção entraram a soar, repetidamente, a cada instante. Eram pessoas que indagavam anciosas se Edú ja partira ou quando levantaria vôo. Ao mesmo tempo numerosas pessoas se dirigiam para a varzea de Gravatahy. Ali se faziam os ultimos aprestos para a continuação do raid. Ás 9.30 horas, achando-se presente no local o dr. José Montaury, intendente municipal, e muitas outras pessoas, Edú Chaves, entre salvas de palmas, embarcou no avião, acompanhado do seu mechanico Thiery. Assim, ás 9.40 horas, o “Oriole” decollou, tomando o rumo definitivo da capital da visinha Republica do Uruguay.

DIVERSAS

Brinde valioso - Continua tendo grande procura, por parte dos nossos assignantes em todas as localidades do Estado, o “Almanach do Correio do Povo”, que estamos distribuindo, gratuitamente, aos que pagarem assignaturas de anno. Pela maneira por que foi organisada essa publicação constitue um brinde valioso.

Damas de caridade - Esta associação, no dia de Natal, além de 3000 brinquedos distribuiu, tambem, 402 peças de roupas e 650 kilos de generos aos pobres. No dia 24, no “Collegio Sevigné”, distribuiu ás familias pensionistas fazendas, generos, roupas, etc.

Viagens em aeroplano - Hontem, o aviador Hasset, no seu biplano “Airco 11”, continuou proporcionando viagens aereas ao publico porto-alegrense. Naquelle apparelho viajaram, entre outras pessoas, os srs. Otto Wiedemann e sua exma. esposa; Orsolino Martins, Reginaldo Marques e R. G. Rutter. Com o sr. Rutter, o aviador Hasset fez, sobre o campo, diversas evoluções que agradaram bastante. Pouco depois das 18 horas, a convite, o aviador Hasset conduziu o sr. Otto Wiedemann, que é commandante do Tiro de Guerra nº 4, numa viagem sobre a cidade, vindo até a praça Martins Lima. Todas estas viagens aereas foram feitas com a mesma firmeza das anteriores,

Reclamação - Moradores da rua Monsenhor Veras, quadra entre S. Manoel e S. Francisco, pedem-nos reclamarmos contra o estado de abandono em que se acham as sargetas do trecho.

TELEGRAMMAS

Fabrica de cimento

Arroio Grande, 27 - Por iniciativa do coronel Antonio Carlos Lopes, será fundada neste municipio na região calcarea de Palma, uma importante fabrica de cimento.

Baile

Garibaldi, 28 - Reina grande enthusiasmo para o baile que se realizará no Club Borges de Medeiros, na noite de 31 do corrente, em regosijo pela entrada do anno novo. Este baile foi promovido pela Sociedade Recreativa, recentemente fundada nesta villa.

O passamento da Imperatriz do Brasil

S. Paulo, 28 - Os jornaes desta capital recordam o fallecimento da imperatriz do Brasil, d. Thereza Christina, cuja data transcorre hoje, reproduzindo os versos que o imperador d. Pedro II dedicou a mesma.

A gréve de Santos

S. Paulo, 28 - Amanhã, faz um mez que se declararam em gréve os trabalhadores das dócas de Santos. Esta madrugada, naquella cidade foi atirada uma bomba na residencia de um machinista das docas, ficando feridos dois filhos menores deste. A policia effectuou varias prisões, Se acham implicados neste attentado dois portuguezes.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 29 de dezembro na história

1903 - Nascimento do pintor Cândido Portinari.
1913 - Durante a Guerra do Contestado; rebeldes repelem ataque do Exército contra o reduto de Taquaruçu.
1979 - URSS invade o Afeganistão.
1992 - Itamar Franco assume formalmente a presidência da República, após a renúncia de Collor, dois dias antes. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895