A reunião da Liga das Nações

A reunião da Liga das Nações

Correio do Povo do dia 23 de setembro de 1921, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Assembleia da Liga das Nações em Genebra.

publicidade

Os trabalhos da Liga das Nações 

Genebra, 22 - Perante a commissão de questões juridicas da Liga das Nações o delegado chileno, sr. Edwards, propoz que se augmente de tres o numero de membros do Conselho da mesma Liga, sendo dois permanentes e um não permanente. Lembrou elle para a primeira categoria o Brasil e a Hespanha. Tal proposta vae ser enviada ao Conselho.

Genebra, 22 - O papa dirigiu ao presidente da Liga das Nações um telegramma fazendo um appello aos sentimentos humanitarios de todos os Estados que fazem parte da mesma Liga em favor dos famintos da Russia.

DIVERSAS

Importação de reproductores da Inglaterra - Dentro de poucos dias, chegará ao Estado, procedente da Inglaterra, um lote de touros e vaquilhonas da raça Devon e Sussex, importados pelo sr. Walther Noble. Do lote de Devon, já alguns exemplares foram comprados pelos srs. Balthazar de Bem e major Alberto Bins. Os exemplares de Devon esperados são os melhores animaes dessa raça até hoje saidos da Inglaterra. 

Federação Academica - Hontem, ás 16 horas, no salão nobre da Intendencia Municipal realisaram-se a inauguração da Caixa dos Estudantes Pobres da Faculdade de Medicina e a sessão de posse da Federação Academica Rio-Grandense foi reerguida.

Almanach do Correio do Povo - Já foi iniciada a confecção do almanach do Correio do Povo, para 1922, que vae ser impresso nas bem montadas officinas graphicas da Livraria do Globo. O Almanach do Correio do Povo, que entrará no 7º anno de publicidade, tem grande circulação e é um vasto repositorio de assumptos interessantes, quer sobre litteratura, quer sobre industria, commercio, agricultura, etc. offerece assim, como se vê, uma excellente opportunidade para propagandaque os industrialistas e commerciantes adeantados deverão aproveitar, inscrevendo seus estabelecimentos entre os que já enviaram reclames.

TELEGRAMMAS

Espetaculo em beneficio 

Bagé, 22 - Realisou-se, hontem, no Coliseu Bagéense, um espetaculo em beneficio do actor Albino Vital e maestro Christobal e dedicado ás sociedades locaes “Guarany Foot-Ball Club” e “Gremio Sportivo Bagé”. O programa constou da representação da revista “Sae Azar” e de um acto de variedades. No final do espetaculo houve um grande concurso de sympathia entre o “Guarany” e o “Bagé”. Feita a apuração, coube a victoria ao “Bagé” que obteve 1.187 votos, obtendo o “Guarany” somente 509. Hontem mesmo, foi feita a entrega da taça ao vencedor do concurso. 

A successão presidencial 

Pelotas, 21 - Effectuou-se, hontem, no largo fronteiro á Intendencia Municipal, o 2º comicio pró Nilo-Seabra. Perante grande
multidão, falaram os drs. João Costa Goulart, Vicente Russomano e Ildefonso Simões Lopes Filho e alguns academicos de Direito, sendo muito applaudidos. 

Conselho Municipal 

Quarahy, 22 - Foram installados os trabalhos do Conselho Municipal no ultimo dia 20.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 23 de setembro na história

1930 - Nasce o cantor e pianista Ray Charles. 
1939 - Morre o médico Sigmund Freud, fundador da psicanálise. 
1943 - Nasce o cantor Julio Iglesias. 
1973 - Juan Domingo Perón é eleito presidente da Argentina, tendo como vice Isabelita Perón. 
1973 - Morre o poeta e escritor chileno Pablo Neruda.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895