A visita de Martin Bromberg

A visita de Martin Bromberg

Correio do Povo do dia 12 de agosto de 1921, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

A Casa Bromberg tinha algumas filiais na Capital.

publicidade

Casa Bromberg

Chegou a esta capital, o sr. Martin Bromberg, chefe da firma Bromberg & C., que tem a sua séde em Hamburgo. O sr. Martin Bromberg veiu á America do Sul visitar as filiaes daquelle estabelecimento, tendo já estado no Rio de Janeiro, S. Paulo e no sul do Estado. Aqui, veiu visitar a filial desta capital, bem como, a exemplo do que fez nas outras praças, conhecer as condições do commercio rio-grandense, visto se achar empenhado no fomento do intercambio commercial entre a Allemanha e as principaes praças do Brasil. Também está tratando para que sejam reconstituidos os edificios da Casa Bromberg na capital. Daqui, o sr. Martin Bromberg seguirá para Buenos Aires, de onde tomará um vapor de regresso á Allemanha.

DIVERSAS

Linha de navegação - O Loyd nacional resolveu estabelecer uma linha de navegação entre Porto Alegre e o Recife, com escalas pelos portos de Pelotas, Rio Grande, Santos, Rio de Janeiro e Bahia. Para esta linha, que por emquanto será de duas viagens por mez, foram escalados os vapores “Campeiro”, de 2.687 toneladas brutas e o “Campinas” , de 2.306 toneladas. O primeiro navio a chegar é o “Campeiro” que é aqui esperado amanhã ou depois. A agencia do Lloyd Nacional neste Estado foi confiada aos srts. Wilson Sons & Companhia Ltda. 

Collisão de bondes - Ante-hontem á tarde, deu-se na Avenida Therezopolis, um desastre de bondes, que serviu para confirmar mais uma vez o mau estado em que se encontra o material rodante da Companhia Força e Luz. Descia, ás 16 horas, para o centro da cidade, o carro letra G, n. 26, guiado pelo motorista Alfredo Gazzini, quando, ao chegar perto de uma ponte ali existente, descarrilou, indo de encontro ao bonde T, n. 65, que viajava em sentido contrario. Do violento choque entre os dois carros, resultou sairem feridos diversos passageiros do bonde G, sendo elles tres senhoritas que foram attingidas levemente por estilhaços de vidros e, mais gravemente, dois menores. No local do desastre esteve o delegado dr. Amado Fagundes, tomando diversas providencias.

TELEGRAMMAS

O gigante rio-grandense

Exploração com a sua pessôa

Rio, 11 - Como se fosse um caso interessante o gigante rio-grandense Guerreiro, que actualmente se acha aqui, a direcção do Museu Nacional convidou-o a comparecer naquella repartição, na secção de anthropologia, a cargo do dr. Raul Baptista, afim de serem tomadas as suas medidas e outros dados parsa a ficha anthropometrica, curiosa por se tratar de um individuo brasileiro. Os cavalheiros que exhibem o gigante propuzeram que o Museu pagasse pelo comparecimento do mesmo áquella repartição uma certa quantia, no que foram attendidos. Quando, porém, Guerreiro ia ser levado para o Museu, os taes cavalheiros estipularam a quantia de 4 contos de réis para a sua permanencia ali por espaço de uma hora, exigencia a que o Museu não se submetteu. 

O problema russo 

Londres, 11 - Na colonia allemã do Volga a situação é tambem desesperadora: pelas estradas encontram-se corpos de victimas da fome e do cholera sendo o maior numero de creanças.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 12 de agosto na história

1904 - Fundação do Botafogo Futebol Clube no Rio de Janeiro. 
1928 - Fundação da Primeira Escola de Samba, “a Deixa Falar”.
1949 - Nasce o político brasileiro Fernando Collor de Mello.
1982 - Morre o ator Henry Fonda.
1984 - Convenção do PMDB escolhe em chapa única a candidatura Tancredo Neves e José Sarney.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895