Alemães se revoltam cada vez mais violentamente contra a ocupação francesa no Ruhr

Alemães se revoltam cada vez mais violentamente contra a ocupação francesa no Ruhr

Correio do Povo do dia 20 de fevereiro de 1923, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Concentração de tanques franceses em Essen

publicidade

As consequencias da occupação do Ruhr

Em Essen, houve grave conflicto

Essen, 18 - Registraram-se, hontem, em varios pontos da cidade, alguns casos de sabotage. As sentinellas francezas foram obrigadas a atirar, matando um ferro-viario allemão. Por sua vez, a policia municipal allemã atacou dois soldados francezes, ferindo-os gravemente. Nas linhas de estrada de ferro, principalmente, são em maior numero os attentados materiaes, forçando as tropas francezas a constante vigilancia. A morte, hontem, á noite, de dois “poilus” veiu augmentar a gravidade da situação. O commandante francez fez concentrar em Essen numerosos “tanks”. 

Bielefeld, 16 - Todas as uniões mineiras allemãs reunidas fizeram publicar um appello aos trabalhadores do mundo para que dessem o seu apoio aos operarios do Ruhr, na resistencia passiva que estão sustentando contra o “imperialismo e o militarismo”. 

DIVERSAS 

Associação Commercial de Pelotas - Em sua ultima seção, a directoria da Associação Commercial de Pelotas cogitou da creação, junto a mesma, de um departamento de cobranças amigaveis, que lhe sejam confiadas pro credores associados. Opportunamente, em assembléa geral, será discutido o respectivo regulamento, que está sendo elaborado por dois membros daquella directoria, os srs. Claro Pires e Oscar Macedo. 

Ramal Ferreo S. Luiz - Santo Angelo -  Acompanhado de um contingente de 20 praças do Exercito, conduzindo materiaes, chegaram em S. Luiz Gonzaga os engenheiros capitão José Servulo de Borja Buarque e tenente Mario Portella Fagundes, incumbidos pelo governo federal de levantar o traçado ferroviario que ligara aquella cidade á villa de Santo Angelo. O referido traçado, segundo declarou um dos engenheiros, parte de Santo Angelo e desce pelo vale do Ijuhy, cortando o arroio S. João e proseguindo por esse valle até á barra do Ijuhysinho, cortando o Ijuhy abaixo da desembocadura desse seu affluente. Nesta região corta uma parte da colonia de Burity, e dahi, alcançando o divisor de aguas, passa a noroéste de S. João cortando depois os arroios Biguá e Urubucaru, em direcção á S. Lourenço, attingindo depois S. Luiz. Já foram realizados 200 kilometros de estudos. 

TELEGRAMMAS

Politica rio-grandense

Palmeira, 18 - Consta que 200 homens pertencentes ás forças do coronel Menna Barreto passaram, hontem, cedo, pela colonia Xingú, sobre o rio da Varzea, a cinco leguas desta villa. Hoje, cedo, a uma legua daqui, foi visto um piquete, certamente pertencente àquella força. Hontem, chegaram a familia do dr. Hermino Lima, chefe da commissão de terras de Irahy, e outras familias la residentes. Todas foram detidas á saida para o campo por um grupo chefiado por Pedro Domingues, que depois lhes deu licença para passarem. Continúa a apresentação de pessoas implicadas na revolta. O sargento Adão, que fôra gravemente ferido num tiroteio no Passo Grande, esta fóra de perigo. 

Rosario, 18 - O intendente municipal, a mando do dr. Borges de Medeiros solicitou uma conferencia ao chefe dos revolucionarios coronel Honorio Lemos, que promptamente accedeu. A conferencia realizou-se na estancia da Serra. Exposto, pelo intendente, o motivo que ali o levára, o coronel Honorio Lemos declarou não dispersar os seus companheiros.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 20 de fevereiro na história

1941 - Correios Aéreos Militar e Naval fundem-se no CAN - Correio Aéreo Nacional.
1978- Delegação do Vaticano vem ao Brasil investigar denuncias de tortura. 
1987 - José Sarney anuncia moratória unilateral da divida externa. 

.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895