Alemanha decide construir monumento em homenagem a aviadores alemães mortos na Primeira Guerra

Alemanha decide construir monumento em homenagem a aviadores alemães mortos na Primeira Guerra

Correio do Povo do dia 8 de junho de 1922, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Monumento à memória dos aviadores alemães mortos na Primeira Guerra.

publicidade

Um monumento á memoria dos aviadores allemães mortos na guerra 

Berlim, 6 - Vae ser erigido um grande monumento á memoria dos aviadores allemães que morreram durante a grande guerra. O local escolhido para a perpetução da memoria desses heroes dos ares será o cume de Regenstein, um rochedo de 970 pés de altura, situado num dos mais encantadores sitios da região de Harz. O marechal Von Hindenburg aceitou a indicação de seu nome para presidente honorario da commissão incumbida da effectivação dessa idéa. O imperador Henrique, o caçador, erigiu em Regenstein um castelo no ano de 919, sendo o mesmo capturado por Wallestein, na guerra dos 30 annos. Durante cerca de cem annos os direitos á propriedade desse rochedo foram disputados judicialmente entre a Prussia e Brunswick. 

DIVERSAS

Obelisco para o porto desta capital - O presidente do Estado approvou o projecto de obelisco, para ser collocado no portico do porto desta capital, executado pelo engenheiro Theophilo Borges de Barros. 

As entradas dos academicos no Cinema Central - Segunda-feira ultima os academicos, festejando as regatas effectuadas domingo ultimo, dirigiram-se ao Cinema Central, onde lhes foi franqueada a entrada. Aproveitando a occasião uma commissão dirigiu-se ao proprietario desse centro de diversões, solicitando-lhe um abatimento nas entradas para a classe academica. O pedido foi logo attentido, sendo fixado o preço de 1$000 para as entradas aos estudantes. 

Distribuição de generos aos pobres - O sr. Miguel Caruso, industrialista desta praça distribuiu ante-hontem á pobreza desta cidade 700 kilos de carne, sendo contemplados os que appareceram no açougue de sua propriedade, no Mercado Publico onde se effectuou a distribuição. Com este fim, o sr. Caruso mandou imprimir cartões, que foram distribuidos pela gerencia desta folha e da nossa collega “Ultima Hora”. Varios commerciantes desta praça enviaram generos para o açougue do sr. Caruso, para identico fim. O sr. Caruso tambem enviou hontem ao Pão dos Pobres e Asylo de Santa Thereza, 20 kilos de carne a cada um. 

TELEGRAMMAS

Viação Ferrea

S. Pedro, 7 - Causou boa impressão aqui a resolução da direcção da Viação Ferrea estabelecendo baldeação no rio Toropy, no ramal Dilermando Aguiar a Jaguary, para épocas de enchentes.

A construcção de quarteis 

Jaguarão, 7 - Causou satisfação aqui o telegramma do Rio noticiando que o sr. Pandiá Calogeras assignou contracto para a construcção de 16 quarteis neste Estado, um dos quaes nesta cidade para aquartelar o 3º regimento divisionario, que substituirá o 9º de cavallaria. 
O raid aereo Lisboa-Rio 

Recife, 7 - Estava marcada para hoje a partida dos aviadores para a conclusão da travessia, que, como se sabe, só estará completa com a chegada do hydroavião no Rio de Janeiro. Como, porem, o cruzador portuguez “Caravalho Araujo”, que seguiu para a Bahia, ainda não chegou áquelle porto, ficou resolvido que os commandantes Sacadura Cabral e Gago Coutinho só levantarão vôo com destino ao sul amanhã pela manhã, quando chegará o avião no porto.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 8 de junho na história

1948 - Criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
1950 - Nasce a atriz Sônia Braga. 
1964 - JK tem direitos cassados por 10 anos.
1970 - O Presidente da Argentina, Juan Carlos Ongania, é derrubado por um golpe militar.
1997 - O tenista Guga conquista o título de campeão de Roland Garros.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895