Alemanha e Polônia disputavam a Alta Silésia

Alemanha e Polônia disputavam a Alta Silésia

Correio do Povo do dia 24 de março de 1921, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Manifestações durante o plebiscito da Alta Silesia.

publicidade

O plebiscito da Alta Silesia

Londres, 22 - O plebiscito da Alta Silesia que acaba de se realisar, correu em perfeita ordem, sob a protecção das tropas alliadas. Este plebiscito, contudo, não decidirá o futuro do territorio disputado. Os resultados conhecidos dão em conjunto uma maioria consideravel em favor da Allemanha. Quando se apurar o resultado final, será elle submettido a detido exame e os allaidos, tendo presente estas votações, quando tiverem de traçar as fronteiras serão guiados mais pela votação de cada districto do que pela votação total.

Berlim, 28 - O resultado final do plebiscito realizado na Alta Silesia dá para a Allemanha 716.408 votos e para a Polonia, 471.406.

Paris, 22 - O governo francez defenderá a theoria de que a Alta Silesia póde ser dividida entre a Alemanha e a Polonia, deante dos resultados do plebiscito.

DIVERSAS

Federação das Associações Commerciaes - Conforme haviamos noticiado, foi, hontem, empossada, a primeira directoria da Federação das Associações Commerciaes do Rio Grande do Sul, fundada por occasião do Congresso das Associações Commerciaes reunido em Santa Maria, em fevereiro ultimo. Tomando posse da presidencia, o sr. Francisco Bento Junior declarou que a Associação Commercial de Porto Alegre não podia recusar o concurso que lhe solicitavam as suas co-irmãs do interior do Estado. Aliás, ha muito tempo, essa Associação estudava o plano de fundação de uma federação, aguardando, apenas, época opportuna para realizal-o. Além disso, accrescentou o sr. Francisco Bento, a acção da Associação Commercial de Porto Alegre sempre se fizera sentir, junto aos poderes publicos, não só em defesa dos interesses do commercio desta capital, mas de todo o Estado. Em seguida, após serem trocadas idéas sobre a acção da Federação e a elaboração dos estatutos definitivos, foi encerrada a reunião.

Reclamação - A Companhia Força e Luz suspendeu o ponto de parada dos bondes á rua Independencia, quadra entre as de Santo Antonio e General João Telles. Esse trecho da rua, ali é bem longo causando isso transtornos aos passageiros , que terão de desembarcar em uma outra esquina.

Objectos perdidos - O sr. Jovino M. dos Santos depositou em nosso escriptorio uma chave, encontrada na Travessa venezianos.

TELEGRAMMAS

Reunião de fazendeiros

Santa Victoria, 23 - Realizou-se aqui, uma reunião de fazendeiros accionistas do frigorifico Rio Grande, ficando resolvido que o capital pertencente aos alludidos fazendeiros deve ser empregado na construcção do edificio destinado a um grande hotel. Foi nomeada uma commissão para encarregar-se de chamar concurrentes para construcção.

Obras no Club Commercial

O Club Commercial daqui está chamando concurrentes para as obras que serão executadas no seu edificio social.

Theatro Guarany

Pelotas, 23 - Foi procedida, hontem, á noite, a uma experiencia na illuminação do Theatro Guarany, a qual deu bom resultado. A illuminação é de deslumbrante effeito, pela profusão de lustres e candelabros, tanto interna como externamente. Ao acto, estiveram presentes numerosas pessoas que felicitaram os fundadores do theatro. Cresce a anciedade pela inauguração do mesmo, a qual será feita por uma companhia lyrica.

Devastação de mattas brasileiras

O Diario Popular noticia que desde a foz do Iguassu, pelo Parana acima, ha numerosos trabalhares argentinos que estão devastando completamente as mattas.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 24 de março na história

1972 - Grã-Bretanha fecha o Parlamento da Irlanda do Norte.
1976 - Isabelita Perón, viúva de Juan Domingo Perón, é deposta da presidência por golpe militar. 
1989 - Empresa Exxon Valdez causa desastre ecológico no Alaska. 
1990 - O presidente Fernando Collor de Mello manda destruir 90 pistas de pouso de garimpos, em Roraima. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895