Alemanha e Rússia assinam tratado na Conferência de Gênova e restabelecem relações diplomáticas

Alemanha e Rússia assinam tratado na Conferência de Gênova e restabelecem relações diplomáticas

Correio do Povo do dia 19 de abril de 1922, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

A delegação da Rússia encaminhou um tratado com o governo alemão.

publicidade

A conferencia Economica de Genova

Foi assignado um tratado russo-allemão anullando o de Brest-Litovsk

Genova, 18 - Os srs. Tchitcherine, comissario dos Negocios Exteriores, do governo russo, e Rathenau, ministro do Exterior da Allemanha, assignaram em Rapallo, um tratado russo-allemão, annullando o tratado de Brest Litovsk e restabelecendo todas as relações diplomaticas e a egualdade ampla, sendo cancelladas todas as reclamações de guerra e todas as demais reclamações decorrentes da nacionalisação da propriedade. Esse tratado provocou a maior surpreza entre os membros da Conferencia Economica, visto como estabelece um precedente quanto á maneira de tratar os negocios da Russia.

DIVERSAS

Organisação de um syndicato - Segundo está informado “O Brasil”, de Caxias, os serviços de luz electrica mantidos em quasi todas as localidades do Estado pela empreza Ganzo, vão passar á direcção de um syndicato em organisação neste Estado e do qual farão parte, entre outros capitalistas, os coroneis Emilio Guilayn e João Ganzo Fernandez, este actual director-gerente da Companhia Telephonica Rio Grandense.

A Exposição do Centenario - Segundo noticias de Caxias, o coronel Penna de Moraes, intendente daquelle municipio, tem desenvolvido, nestes ultimos dias, grande actividade no sentido de ver Caxias representada na proxima exposição do Rio de Janeiro. Acompanhado do tenente-coronel Adelino Sassi, tem elle percorrido todos os estabelecimentos daquelle municipio, concitando os respectivos proprietarios a remetterem os seus pedidos de inscripção á Commissão Organisadora da exposição, nesta capital.

O Centenario da Independencia - A sociedade operaria e beneficente “União Pelotense”, de Pelotas, associar-se-á ás festas de nossa independencia. Organisou, para esse fim, um programa de conferencias que se realisarão cada mez, no decorrer deste anno. A idéa está patrocinada pelo elemento intellectual daquella cidade, e terá inicio no dia 21 deste mez. 

TELEGRAMMAS

Desastre ferroviario

Locomotiva tombada

Novo Hamburgo, 18 - O trem de passageiros, procedente da Taquara teve a machina tombada e o tender e o carro de animaes descarrilados. O desastre, que occorreu nas proximidades da estação de Hamburgo Velho, foi motivado por encontro com uma tropa, ficando dois bois mortos. 

A gréve dos mineiros 

Nova York, 18 - A gréve dos operarios de carvão que se vem arrastando desde o dia 1º de abril, é um dos mais formidaveis movimentos operarios que se têm dado nos Estados Unidos e sobreviveu numa época em que a situação industrial do paiz torna difficil encontrar uma formula que concilie as exigencias dos trabalhadores com as reducções que reclamam as companhias fundando-se no menor custo actual da vida e nas condições das principaes industrias e das vias. A United Mine Workers of American, que é a principal organisação em gréve, possue em seu seio cerca de 515.243 operarios repartidos em vinte Estados da Federação. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 19 de abril na história

1923 - Nasce a escritora Lygia Fagundes Telles. 
1941 - Nasce o cantor Roberto Carlos. 
1943 - Levante do Gueto de Varsóvia.
1944 - Primeira comemoração do Dia do Índio.
1988 - Morre o ex-ministro dos Transportes Mário David Andreazza.
1996 - Morre o ator Walter D’Ávila.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895