Alemanha e Rússia planejam novo acordo

Alemanha e Rússia planejam novo acordo

Correio do Povo do dia 3 de maio de 1922, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Governantes da Rússia e da Alemanha responsáveis pelo acordo militar.

publicidade

A situação européa - O tratado russo-allemão

Londres, 2 - Um novo accordo militar russo-allemão, cuja assignatura se realizou, ao que se diz, em Berlim, a 30 do mez findo, determina que o governo do soviet cederá á Allemanha vinte navios de guerra e manterá certo numero de tropas deante da fronteira russo-polaca. Allemanha entregará á Russia armas, munições, equipamentos e instructores para uso dos apparelhos de gazes asphyxiantes e material para os apparelhos radio-telegraphicos de aviação.

Genova, 2 - O sr. Tchicherine, chefe da delegação russa, enviou uma carta ao chefe da delegação francesa, sr. Louis Barthon, garantindo-lhe que não existe nenhuma clausula secreta militar no tratado assignado entre russos e allemães.

DIVERSAS

Descobrimento do Brasil - O dia de hoje é feriado consagrado ao descobrimento do Brasil. Nas repartições publicas e nos bancos não haverá expediente, devendo o commercio fechar as suas portas ao meio-dia.

O contrabando de gado - O sr. Bernardino de Sena Ferreira de Carvalho, delegado fiscal neste Estado, tomando conhecimento de uma local publicada pela “A Noite”, de Bagé, em que se faziam graves accusações ao pessoal da Mesa de Rendas de D. Pedrito, com referencia ao contrabando de gado, dirigira ao respectivo administrador um telegramma solicitando-lhe informações a respeito. 

O “Mercedes” e o Centenario - O dr. Buarque de Macedo, director do Lloyd Brasileiro, mandou preparar o “Mercedes” que constituirá um dos numeros mais interessantes das festas do Centenario no Rio. Esse vapor será transformado em uma embarcação de recreio, com salões para concertos, bailes e distracções de toda ordem e navegará na bahia de Guanabara visitando as ilhas, pontos pistorescos ao tempo da commemoração nacional. 

A Manhã - Suspendeu, hontem, sua publicação, “A Manhã”. Em sua edição de hontem em dez paginas e commemorativa do seu primeiro anniversario, declara aquella folha que a suspensão será temporária, para attender a necessidade de reorganização.

TELEGRAMMAS

A repressão do contrabando de gado

Livramento, 2 - Uma tropa de 375 animaes vacuns, appreendida como contrabando, pelo 2º official Aprigio Cunha, por ordem do chefe da repressão do contrabando na fronteira, foi vendida em leilão. Continua a vigilancia do referido official na fiscalisação da entrada de gados nos estabelecimentos saladeris. Causaram excellente impressão as medidas tomadas relativamente ao contrabando de gado, mórmemente as suggeridas na circular do presidente do Estado aos intendentes municipaes e relativas ás guias de transito fornecidas pelas sub-intendencias. 

Loteria da Cruz Vermelha

Rio Grande, 2 - Foram expostos, hoje, á venda no Banco Pelotense, os bilhetes da loteria da Cruz Vermelha, a extrahir-se por occasião das festas do Centenario da Independencia. 

Inauguração da estrada de rodagem de S. Paulo a Itú

S. Paulo, 2 - Realizou-se, hontem, a inauguração official da estrada de rodagem de S. Paulo a Itú. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 3 de maio na história

1823 - Abertura da primeira Assembleia Constituinte.
1916 - Fundação da Academia Brasileira de Ciências. 
1928 - Nasce o cantor norte-americano James Brown.
1933 - Carlota Queirós é a primeira deputada mulher, eleita para a Constituinte.
1979 - Margaret Thatcher torna-se a primeira-ministra da Grã-Bretanha. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895