Alemanha se esforçará em tomar as medidas necessárias para regularizar suas finanças

Alemanha se esforçará em tomar as medidas necessárias para regularizar suas finanças

Correio do Povo do dia 8 de dezembro de 1921, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

A destruição do marco alemão durante a hiperinflação.

publicidade

O governo allemão não insistirá no pedido de moratória

Paris, 7 - “Le Journal”, em telegramma de Berlim, annuncia que a Allemanha vai deixar de insistir no pedido de uma moratoria por temer a applicação do controle financeiro dos alliados e que se esforçará em tomar as medidas necessarias para regularizar as suas finanças. 

Berlim, 7 - O “Berliner Tageblatt” annuncia que o governo do Reich escreveu, sexta-feira passada, ao Banco da Inglaterra a respeito do problema das reparações, particularmente sobre a necessidade de assegurar os meios de pagamento das proximas prestações, e perguntando se o banco está disposto a conceder á Allemanha um crédito de vinte e cinco milhões esterlinos.

DIVERSAS

A febre typhoide em Uruguayana - Conforme já temos noticiado, em Uruguayana se registraram alguns casos de febre typhoide. O dr. Flôres da Cunha, intendente municipal, tem tomado algumas medidas, no sentido de evitar a propagação da febre typhoide nessa cidade. Assim, mandou prohibir as lavadeiras de se entregarem aos seus misters nas proximidades do porto , e que os aguadeiros retirassem agua, para o consumo publico, de locaes que ficassem abaixo da casilha que serve de guarda-moria. Além dessas, o dr. Flôres da Cunha tomou e tomará ainda outras providencias. 

Viação Ferrea - Em inspecção ás officinas locaes, estiveram na cidade de Santa Maria, os drs Augusto Pestana, Frederico Dahme, Octacilio Pereira e Fernado Pereira. Esses engenheiros após a visita que fizeram regressaram a esta capital. Começou em Santa Maria a venda, em leilão, das mercadorias abandonadas e extraviadas, que em grande numero foram, das diversas estações da Viação, remettidas para o deposito central dessa cidade. 

Banhos de Irahy - A Directoria de Terras e colonisação terminou a ampliação provisoria para o uso de banhos em Irahy (Fontes do Mel). Até que o Estado realise, ali, as installações definitivas que tem em vista, será cobrada, por banho, a taxa de 1$000. Só serão gratuitos banhos para doentes.

TELEGRAMMAS

Construcção de um quartel 

Santa Maria, 7 - Proseguem as negociações para a acquisição do terreno com que a Municipalidade concorrerá para a construcção do novo quartel para a guarnição militar desta cidade. Amanhã, o intendente solucionará o assumpto, decidindo qual o terreno que será o preferido. 

Festa de N. S. da Conceição 

Rio Grande, 7 - Realiza-se, amanhã, com toda a pompa, a festa de Nossa Senhora da Conceição, que será assistida pelo bispo de Pelotas, vindo especialmente para este fim. 

Importante trabalho scientifico

Paris, 7 - O dr. Vielle, bacteriologista do Instituto Pasteur, apresentou á Academia de Medicina um trabalho que permitte esperar a cura da desynteria dentro de breve tempo. Experiencias feitas no coelho, unico animal em que o bacilo de Shiga é cultivavel, demonstraram que naquelle animal essa enfermidade jamais attinge o grosso intestino devido ás materias acidas contidas no cecum o que impedem a passagem do bacillo. Graças a esse trabalho já irá se encontrar um serum eficaz. 

A grafia da época está presevada nos textos cima

CRONOLOGIA

O dia 8 de dezembro na história

1949 - Nacionalistas chineses fogem para Taiwan, depois da vitória da revolução liderada por Mao Tsé Tung na China. 
1978 - Morre a primeira-ministra de Israel Golda Meir.
1980 - O integrante dos Beatles, John Lennon, é assassinado. 
1994 - Morre o compositor e maestro Tom Jobim. 
2000 - Entrega-se á polícia o foragido juiz Nicolau dos Santos Neto. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895