Aliados realizam preparativos para a Conferência de Paris

Aliados realizam preparativos para a Conferência de Paris

Correio do Povo do dia 23 de fevereiro de 1921, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Delegados dos países participantes da Conferência de Londres.

publicidade

Conferencia de Londres 

Londres, 21 - Realizou-se hoje ás 11,30 horas, a reunião preparatória dos representantes da Inglaterra, França, Italia, Belgica e Japão, com o fim de examinar em conjunto, as questões e assentar o programma dos trabalhos da conferencia. Foi decidido, nessa sessão, convocar os gregos para uma reunião no palacio de Saint James, hoje ás 16 horas. Tambem, á mesma hora, reunir-se-ão os peritos. Decidiu-se igualmente que o plebiscito da Alta Silesia será no mesmo dia, quer para os actuaes habitantes da Silesia quer para os silesianos que se acham ausentes. A esse respeito, os representantes inglezes declararam aos seus collegas que a Inglaterra está prompta a enviar 4 batalhões para a Alt Silesia, afim de realizar o policiamento durante a execução do plebiscito. A sessão da tarde do Conselho Supremo começou ás 16 horas e terminou ás 19 horas.

DIVERSAS

Os transportes de gados pela Viação Ferrea - Segundo noticiámos ha dias, o dr. Augusto Pestana, director da Viação Ferrea, amparado nas instrucções que, em conferencia, recebera do dr. Borges de Medeiros, presidente do Estado, seguirá desta capital a 16 do corrente para Bagé, Pelotas e Rio Grande, afim de se entender com os representantes das emprezas frigorificas destas duas ultimas cidades e com xarqueadores da primeira, sobre a melhor maneira possivel de serem feitos pelos trens da referida empreza, o transporte dos gados de pé. No cumprimento da missão de que fôra incumbido, esteve o director da Viação Ferrea, primeiramente, em Bagé e depois em Pelotas, desisitindo de ir ao Rio Grande, como era seu intento, visto ter encontrado, em Bagé com os representantes da empreza frigorifica daquella cidade. Nas conferencias que com todos esses industrialistas manteve o dr. Augusto Pestana, combinou a organisação dos trens destinados ao transporte mutuo dos gados de pé, entre aquellas cidades, estabelcendo o numero total de 77 carros para o desempenho do alludido serviço. de accordo com os representantes das emprezas frigorificas e dos xarqueadores interessados na questão, ficou resolvido que a quantidade de carros acima fique distribuida da seguinte maneira: 32 entre bagé e Rio Grande, 20 entre Bagé e Pelotas, 15 entre Pelotas e Rio Grande e 10 de reserva, além de outros 16 que, tambem como reserva, estacionarão em Santa Maria.

TELEGRAMMAS

Inauguração de um restaurante

Caxias, 21 - O sr. Ary Fontoura, arrendatario do chalet da praça Dante Aligheri, inaugurou, hontem, junto ao mesmo chalet, um bem montado restaurante á la minuta. Por este motivo, offereceu elle um jantar á imprensa, e foram trocados varios brindes.

O transporte de gado

Bagé, 22 - Quando de passagem por esta cidade, esteve na residencia do coronel Tupy Silveira, intendente municipal, o dr. Augusto Pestana, director da Viação Ferrea, conferenciando com a commissão rural dos xarqueadores e representantes dos frigorificos do municipio sobre a questão do transporte de gados. Caso fique resolvido favoravelmente o assumpto dessa conferencia, circulará, já este mez dois trens para o transporte de gado em pé e de março em diante tres trens para Pelotas e Rio Grande. Com procedencia do Rio, foi desembarcado, aqui, um reproductor arabe, cedido a titulo de emprestimo.

Novo hospital

S. Pedro, 22 - O dr. Laghrete Schmidt, actualmente clinicando aqui, montou, no predio da Associação Evangelica, hospital denominado S. Pedro, o qual está installado de accordo com as modernas exigencias da sciencia.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 23 de fevereiro na história

1901 - Fundação do Instituto Butantã, em São Paulo. 
1905 - Criação do Rotary Club, em Chicago, Estados Unidos. 
1931 - Morre a bailarina Ana Pavlova. 
1955 - Morre o poeta Paul Claudel. 
1981 - O rei Juan Carlos da Espanha impede golpe de Estado. 
1997 - Morre o líder comunista chinês Deng Xiaoping. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895