Aniversário da morte de Gonçalves Dias é comemorado na Academia Brasileira de Letras

Aniversário da morte de Gonçalves Dias é comemorado na Academia Brasileira de Letras

Correio do Povo do dia 8 de novembro de 1921, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

O poeta Gonçalves Dias.

publicidade

O 57º anniversario da morte de Gonçalves Dias na Academia de Lettras

Rio, 7 - A sessão de ante-hontem na Academia Brasileira de Lettras foi toda dedicada á commemoração do 57º anniversario da morte de Gonçalves Dias, patrono de uma de suas cadeiras, a de n. 15 fundada por Olavo Bilac. Ao abrir a sessão, o presidente declarou que a Academia se associava ás homenagens que a mocidade maranhense estava prestando.. Usando a palavra, Alcides Maya produziu uma eloquente oração, pondo em relevo a personalidade grandiosa do poeta, que vibra inteiramente na alma nacional, como o mais alto lyrico da nossa poesia. Falou, em seguida, o romancista maranhense, sr. Coelho Neto, que pronunciou vibrantes palavras sobre seu conterraneo.

DIVERSAS

Centro Republicano Borges de Medeiros - Realisou-se, ante-hontem, perante grande assistencia no salão da sociedade “Gondoleiros”, a installação do “Centro Republicano Borges de Medeiros”, recentemente fundado nos 3º e 4º districtos desta capital. Entre as numerosas pessoas presentes, contavam-se o dr. Decio Coimbra, representando o dr. Borges de Medeiros, presidente do Estado; os drs. José Montaury e Lindolpho Collor, pela commissão executiva do Partido Republicano de Porto Alegre. 

15 de Novembro - O “Centro Republicano Julio de Castilhos” continua nos preparativos para commemorar o anniversario da proclamação da Republica. 

Os embarques de mercadorias na Viação Ferrea - Para os despachos de cargas na estação central da Viação Ferrea, estão livres, hoje, todas as linhas das séries A e B. 

A nacionalização da pesca - Como se sabe, chegou, ha dias, ao Rio Grande, o cruzador auxiliar “José Bonifacio”, que vem a este Estado sob o commando do capitão de fragata Frederico Villar, afim de nacionalizar a pesca. Como aquelle vaso, devido ao seu calado, não póde vir a esta capital, os seus officiaes se transportarão para aqui no rebocador “Rio Pardo”, do serviço da praticagem da barra do Estado.

TELEGRAMMAS

Violento incendio destroe a egreja matriz 

Piratiny, 6 - Acaba de ser completamente destruida por um pavoroso incendio a igreja matriz desta villa. Conseguiram salvar do vasto templo a imagem do Coração de Jesus e outros objectos de pouca importancia. A população está consternada. 

Melhoramentos municipaes

Lagoa Vermelha, 6 - Estão sendo construidas casas modernas, melhorando outras, tomando nova feição a edificação da villa.

A aviação no Brasil 

Navegação aerea entre Rio e Porto Alegre 

Rio, 5 - O presidente da Republica assignou uma mensagem, que enviará ao Congresso sobre o projecto que autoriza o estabelecimento de duas linhas de navegação aerea entre o Rio de Janeiro e Porto Alegre.

As commemorações do setimo centenario da Faculdade de Medicina de Montpellier 

Montpellier, 6 - Por occasião da cerimonia da commemoração do setimo centenario da Faculdade de Medicina de Montepellier, foi elogiada a França, pela obra realisada no campo da sciencia.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 8 de novembro na história

1895 - Descoberta do Raio X.
1934 - Morre o cientista Carlos Chagas
1935 - Nasce o ator francês Alain Delon. 
1939 - Adolf Hitler sobrevive a atentado em Munique. 
1990 - Sistema de telefonia móvel é aberto ao setor privado.
1994 - Tribunal de Haia julga crimes na guerra da ex-Iugoslávia.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895