Antonio José de Almeida, presidente de Portugal, participa de jantar com Epitácio Pessoa

Antonio José de Almeida, presidente de Portugal, participa de jantar com Epitácio Pessoa

Correio do Povo do dia 23 de setembro de 1922, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

O presidente de Portugal, Antonio José de Almeida, no Rio de Janeiro.

publicidade

O presidente da Republica Portugueza no Rio 

Rio, 21 - Com assistencia numerosa, realizou-se hontem á noite uma sessão solemne no Gabinete Portuguez, de Leitura em honra do presidente de Portugal. Pouca antes das 22 horas chegaram em auto do Estado os srs. Antonio José de Almeida e Epitacio Pessoa, que foram alvo de grandes acclamações. Os dois chefes de Estado foram recebidos pelo embaixador de Portugal, sr. Duarte Leite, directoria do Liceu e outras pessoas gradas. Introduzidos no salão, que se achava, lindamente ornamentado, tomaram assento á mesa. Aberta a sessão ás 22 horas, o sr. Duarte Leite proferiu um discurso de saudação ao sr. Antonio José de Almeida. Em seguida, o sr. Eduardo Dias, em nome da colônia portugueza saudou tambem o presidente de Portugal. 

DIVERSAS 

Instituto Parobé - Como nos annos anteriores, os alumnos deste Instituto levaram a effeito, na ultima quarta-feira um pic-nic na Pedra Redonda commemorativo á passagem da data rio-grandense de 20 de Setembro.

O assalto ao Banco Popular - O major Hercules Limeira, delegado judiciario do 3º districto, prosegue activamente em suas diligencias a respeito do assalto de que foi victima o banco Popular do Rio Grande do Sul, na noite de 16 do corrente, sem no entanto, nada de positivo ter apurado até agora. A directoria daquelle estabelecimento de credito, segundo annuncio que hoje publica em outro local desta folha dará um premio de 10:000$000 a quem conseguir descobrir os assaltantes.

Exposição-feira - A sociedade Agricola Pastoril Pedritense, participou-nos que inaugurará, a 15 de novembro do corrente anno, na cidade de D. Pedrito, a sua 7ª Exposição-Feira Agro-Pecuaria, que abrangerá productos agricolas e pastoris, com secções de machinas, floricultura, avicultura e cães de raça.

O caso do vapor “General San Martin”- Telegrammas do Rio referiram, ha dias que do vapor allemão “General San Martin”, haviam sido lançados ao mar, naquelle porto, varios passageiros, que haviam viajado clandestinamente no vapor. 

TELEGRAMMAS

Os despojos do coronel Raphael Cabeda 

Rio Grande, 21 - A bordo do vapor Itaquera, chegaram hoje do Rio os restos mortaes do coronel Raphael Cabeda. O corpo do extincto, removido para um vagão da Viação Ferrea, seguiu para Livramento . O partido federalista, incorporado, compareceu ao novo porto. Acompanhando o corpo do coronel Raphael Cabeda, vieram sua exma. viuva, o seu filho Ladario e o sr. Ernesto Labarthe.

A princeza Maria Pia 

S. Paulo, 22 - A princeza Maria Pia, tem feito varias visitas, tanto nesta capital, como no interior do Estado. Tendo seguido para Campinas, no seu regresso visitará a crypta da cathedral, para o que foi convidada. Continúa a ser alvo de grandes manifestações. 
A scisão no partido socialista

Roma, 21 - Os jornaes noticiam que a commissão executiva do grupo extremista do partido socialista resolveu apresentar no proximo congresso do partido uma moção propondo a expulsão de todos os favoraveis, á colaboração como governo. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 23 de setembro na história

1913 - Roland Garros voa da França para a África em 7h 53minutos. 
1930 - Nasce o cantor e pianista Ray Charles.
1943 - Nasce o cantor Julio Iglesias.
1973 - Juan Domingo Perón é eleito presidente da Argentina.
1973 - Morre o poeta chileno Pablo Neruda. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895