Anunciado o melhoramento nas ruas de Caxias

Anunciado o melhoramento nas ruas de Caxias

Correio do Povo do dia 9 de outubro de 1920, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

O município de Caxias do Sul passava por melhoramentos em suas vias.

publicidade

Melhoramentos em Caxias 

Nos mezes de agosto e setembro, foram realisados em Caxias os seguintes melhoramentos: concerto da estrada que vae á Nova Trento, num percurso de 2.500 metros; concerto na rua Julio de Castilhos, tapando com pedra quebrada, os buracos abertos pelo transito de vehiculos durante as chuvas, empedramento de um trecho de estrada da 9ª legua entre os limites urbanos e a casa Panegatz; concertos extensos na rua Sinimbu que ficou bastante estragada pelo mau tempo e pelo transito constante; empedramento de um trecho da rua Marechal Floriano que dá accesso para a estação; concerto da estrada Rio Branco, do Km. 64 até á rua Feijó Junior; concerto da estrada que vae ao povoado da Conceição, inclusive a construcção de dois pontilhões. Trabalha-se actualmente na estrada que de Anna Rech vai ligar-se á estrada S. Marcos, onde se torna preciso a construcção de duas pontes de 8 metros de vão; concerto na estrada do matadouro publico, num percurso de 800 metros. Nos districtos concertaram-se todas as estradas que ficaram damnificadas pelo mau tempo prolongado, trabalhando-se ainda em varias dellas.

DIVERSAS

O carvão rio-grandense - As companhias que exploram a extracção de carvão no municipio de S. Jeronymo acabam de augmentar o preço deste combustivel em 5$000, por tonelada. Assim, com esse augmento o carvão rio-grandense é cotado para vendas sem contratos, a 65$000 a tonelada e para contratos a 55$000. Taes preços são para o combustivel posto em Porto Alegre. Chegou do Rio, o vapor Ibiapaba, que receberá 1.500 toneladas de carvão da Companhia Carbonifera Rio Grandense.

Apanhado por um bonde - Á noite de ante-hontem, viajava em um bonde da linha Independencia o sr. João Jaenisch, quando ao chegar á esquina das ruas Moinhos de Vento e Formosa, saltou do vehiculo, sem dar o respectivo signal. Fel-o, porém, tão desastradamente que, perdendo o equilibrio, caiu, sendo apanhado pelas rodas do reboque, de n. 100, resultando ficar com a perna esquerda fracturada. Nessa occasião, passava pelo local, em automovel, o dr. Luiz Guedes, que, recolhendo o ferido, transportou-o para a Santa Casa de Misericordia. Ali foi, João Jaenisch operado pelo dr. Hildebrando Varniori. João Jaenisch, que se acha recolhido á um quarto de 1ª classe, é solteiro, conta 18 annos de idade e reside á rua Padre Chagas n. 3-A. 

Excursão de estudos - Seguirão, amanhã, as 7 horas, para Carlos Barbosa e Bento Gonçalves os alumnos do 4º anno de engenharia civil, em excursão da aula de estradas de ferro.

TELEGRAMMAS

Os reis da Belgica no Brasil

S.Paulo, 7 - Continuam com grande animação as festas em homenagem ao rei Alberto. Hontem, o soberano belga foi alvo de calorosa demonstração popular quando atravessava, ás 14 horas, a cidade, aquem de ir visitar a exposição industrial da cidade de S. Paulo installada no Palacio das Industrias. Na occasião em que se dirigia para o Palacio das Industrias, quando o cortejo passava pela rua Direita, em frente á Confeitaria Fazzoli, o povo, que enchia as ruas, por ser esta uma das horas de maior movimento no triangulo, para conhecer o soberano belga, prorompeu em enthusiastica manifestação, cercando o carro onde iria a sua majestade, tendo mesmo algumas senhoritas, que tomavam parte na “festa da flôr”, realizada hontem, subindo aos estribos do alto, atirando innumeras flôres sobre o soberano e as pêssoas que, com elle, viajavam. O rei Alberto, commovido e sensibilizado, apertava as mãos das moças, emquanto a multidão, que se tornara colossal, não cessava de levantar vivas á Belgica, ao seu soberano, ao Brasil e a S. Paulo, aos presidentes da Republica e do Estado. Não cessou ahi a manifestação popular.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 9 de outubro na história

1868 - A Botanical Garden Rail Road inaugura linhas de bondes puxados por burros, no Rio de Janeiro. 
1940 - Nasce o cantor e compositor John Lennon. 
1958 - Morre o Papa Pio XII.
1985 - Morre Emílio Garrastazu Médici, ex-presidente da República. 1999 - Morre o poeta João Cabral de Mello Neto. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895