Após a 1ª Guerra Mundial aumentou o número de desempregados na Europa

Após a 1ª Guerra Mundial aumentou o número de desempregados na Europa

Correio do Povo do dia 21 de outubro de 1920, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

O desemprego crescia na Europa provocando uma crise social gigantesca.

publicidade

A falta de trabalho 

Londres, 20 - Na Camara dos Comuns, o sr. Lloyd George expoz, hontem, as medidas que o governo adoptará como providencias para debelar a crise occorrente devido á falta de trabalho. O chefe do governo disse que o paiz necessita de 100.000 casas novas e pediu aos syndicatos de construcções para abrandarem os rigores do regulamento, de modo a permittir o emprego, no inverno , dos operarios sem trabalho que representam 180.000 familias de antigos soldados actualmente desempregados. 

Londres, 20- O conselho nacional do partido trabalhista independente declarou que a attitude do governo em relação aos mineiros é interpretada como um desafio lançado ao movimento trabalhista inteiro. O conselho preconisou uma conferencia dos representantes e das Trade Unions para avaliar a situação.

DIVERSAS

Associação Rio Grandense de Imprensa - Na redacção da revista” Mascara”, effectuou-se, domingo ultimo, a primeira reunião da Associação Rio-Grandense de Imprensa, tendo-se tratado de varios assumptos de interesse dessa entidade. Pelo respectivo presidente, nosso collaborador coronel João Maia, foi marcada uma nova sessão, para domingo proximo, afim de tratar-se dos estatutos.

A nacionalização da pesca - Os poveiros pertencentes á Sociedade União Maritima Portugueza, da cidade do Rio Grande, reuniram-se, em sua séde, para resolverem sobre a repatriação dos pescadores que desejam sair do Brasil, em virtude da nova lei que exige a sua nacionalização. Essa reunião foi realizada a conselho do vice-consul portuguez, sr. Miguel José de Araujo, que, para esse fim, que recebeu, por telegramma, instrucções do consulado geral nesta capital.

Entradas na Hespanha - O governo hespanhol resolveu não conceder o direito de desembarque em qualquer dos portos do Reino aos passageiros em transito, vindos da America do Sul e do Norte, com destino á Europa, cujos passaportes não estiveram visados pelas autoridades consulares hespanholas no extrangeiro.

Banco Pelotense - Ainda este anno, será começada a construcção do edificio para a installação da filial desse estabelecimento, na cidade de Itaquy, a qual funcciona actualmente em casa alugada. O edificio será construido proximo ao Club do Commercio.

TELEGRAMMAS

Construcção de ponte

S. João de Camaquam, 20 - O intendente municipal contratarará hoje, com os srs. Arthur Jenisch e Octaviano Schmach a montagem da ponte sobre o arroio Duro, no Passo da Imbira, e cuja construcção já foi empreitada com os srs. João Osorio e Egydio Gomes dos Santos.

Club Commercial

Quarahy, 20 - Hoje, o Club Commercial commemora o anniversario da sua fundação, dando um baile de gala, para o qual ha grande animação.

Edificios para escolas primarias

S. Paulo, 20 - Os fazendeiros do municipio de Jaboticabal resolveram construir predios escolares, segundo o modelo official das “Escolas paulistas”.

A Allemanha e os bolchevistas

Berlim, 20 - Os jornaes noticiam que os srs. Zenovieff e Losovski estão sendo vigiados pela policia e embarcarão em Stetin no dia 23 do corrente com destino a Riga. Hoje, por occasião da rebertura do Reichstag, os deputados Loebe e Lebedour apresentaram uma moção pedindo a annulação da ordem de expulsão dada aos srs. Zenoveff e Losovski pelo governo allemão, mas o presidente não reconheceu urgencia e adiou a discussão do caso para amanhã.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 21 de outubro na história

1831 - Criação do município de Caçapava do Sul. 
1889 - Morre no Rio de Janeiro o Visconde de Mauá.
1971 - Pablo Neruda recebe o Prêmio Nobel da Paz. 
1983 - Morre o líder camponês e comunista Gregório Bezerra. 
1984 - Niki Lauda conquista o tricampeonato de Fórmula 1. 
1992 - Navio japonês com plutônio é proibido de navegar perto do Brasil. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895