Após a guerra, Alemanha pretende fazer reparação por meio de empréstimos internacionais

Após a guerra, Alemanha pretende fazer reparação por meio de empréstimos internacionais

Correio do Povo do dia 7 de abril de 1921, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Walter von Simons, ministro do Exterior da Alemanha.

publicidade

A Allemanha e os alliados 

Londres, 6 - Quando o sr. von Simons, ministro do exterior da Allemanha, desafiou os alliados na Conferencia de Londres, submettendo-lhes propostas ridiculas de reparações, a imprensa allemã não ocultou as esperanças de conseguir o apoio dos Estados Unidos. Logo depois a 23 de março von Simons, dirigiu uma nota ao governo americano, asseverando que tanto o povo allemão como o governo estavam “definitivamente convencidos” da obrigação que tinha a Allemanha de fazer completa reparação do damno causado até o maximo limite da sua capacidade e suggerindo que tal reparação se fizesse por meio de emprestimos internacionaes. O governo dos Estados Unidos respondendo a nota de von Simons exprimiu muito polidamente a sua satisfação pela tardia confissão de culpa da Allemanha e accrescentou: “este governo é solidario com os governos alliados” em sustentar a responsabilidade da Allemanha pela guerra”.

DIVERSAS

Doação Assis Chateaubriand - A commissão que, por iniciativa do jornalista brasileiro Assis Chateaubriand, foi criada no Rio de Janeiro, afim de angariar donativos para os scientistas austro-allemães, enviou conforme ha tempo noticiámos, algumas listas á casa bancaria desta praça Jorge Pfeifer & C. distribuidas convenientemente essas listas, as quantias conseguidas em Porto Alegre com aquelle destino montam já a 30:000$000, approximadamente, quantia que será em breve remettida a quem de direito, para ter o devido fim. Como se sabe, em homenagem ao seu iniciador aquella obra tomou a denominação que encima estas linhas. 
Reclamação - Moradores da rua D. Laura, pedem-nos reclamar a quem de direito, contra o abuso de deixarem vagar naquella rua cabritos, que fazem estragos nos jardins.

Os cartazes - Quando, attendendo a solicitação que nos foi dirigida, noticiámos censurando, o abuso de emplastarem as paredes dos predios com cartazes-reclames, attribuimos, segundo as informações que nos eram dadas, a pratica disso á empreza Contino. Agora, a referida empreza nos informa não se entender com ella o abuso a que nos referimos e sim como uma agencia de fitas cinematographicas.

Objectos perdidos - Em nosso escriptorio acha-se depositado um leque, encontrado no Cinema Central, pelo seu proprietario. Esta depositado em nossa gerencia um guarda-chuva com castão de prata, que aqui foi deixado.

TELEGRAMMAS

A peste bovina em São Paulo - As medidas preventivas

Quarahy, 6 - O consul uruguayo aqui, recebeu um telegramma do ministro do Exterior do seu paiz, ordenando-lhe que não expedisse guias em transito para a introducção, ali, de gados procedentes do Estado e de todo o Brasil devido á peste bovina de São Paulo. Essa prohibição ficará vigorando até segunda ordem. As pessoas a cavallo e carros que costumavam transitar, continuamente, desta cidade para Artigas, tambem não poderão ali entrar. 

O monumento a Olavo Bilac S. Paulo, 6 - No Instituto Historico reunem-se, hoje, os academicos e a Liga Nacionalista afim de deliberar sobre a remessa de fundos necessarios para o transporte do monumento a ser levantado aqui a Olavo Bilac. O monumento de cuja execução fora encarregado o escultor dinamarquez Zadig, já está prompto na Dinamarca. 

A aviação no Brasil Rio, 6 - Foi inaugurada hoje perante as altas autoridades militares, na sala do commando, a primeira esquadrilha aerea commandada pelo capitão Anor Teixeira Santos. A esquadrilha dispõe de dez adestrados pilotos.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 7 de abril na história
1831 - Primeira execução do Hino Nacional Brasileiro.
1832 - Instalação da Vila de São Francisco de Paula de Pelotas.
1908 - Fundação da Associação Brasileira de Imprensa no RJ.
1939 - Nasce o diretor de cinema Francis Ford Coppola.
1947 - Morre o industrial Henry Ford.
1953 - Volkswagen começa a produzir carros no Brasil. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895