As negociações para a pacificação do Estado

As negociações para a pacificação do Estado

Correio do Povo do dia 14 de dezembro de 1923, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

publicidade

Politica rio-grandense - As negociações para a pacificação do Estado

Rio, 11 - Impedido constitucionalmente, como elle proprio reconheceu, de intervir no Rio Grande, salvo na hyphotese, não verificada, da requisição do legitimo governo local, só cabia ao sr. presidente da Republica, uma interferencia amistosa como esta que o ministro da Guerra acaba de effectuar com bom resultado. “Não tendo impedido o gesto de revolta dos seus correligionarios e amigos, o sr. Arthur Bernardes sentiu-se certamente no dever de fazer os maiores esforços para a pacificação do Rio Grande, tanto mais que, entregue a si mesmo, e dadas as condições geographicas especiaes do Estado fronteiriço, a luta civil prolongar-se-ia indefinidamente, com os maiores prejuizos e humilhação de todo o paiz.

DIVERSAS

Construcção de uma synagoga - Nesta capital, pela sociedade Religião e Misericordia, será construida, á rua Henrique Dias, uma synagoga. Domingo proximo realisar-se-á o lançamento da pedra fundamental, estando para este acto convidada a colonia israelita aqui domiciliada.

Os doutorandos de 1923 - Na Livraria Americana acha-se exposto um quadro contendo os retratos dos doutorandos que este anno terminaram o seu curso pela Faculdade de Medicina. Também está exposto na mesma vitrine, uma placa de granito e bronze, com um medalhão contendo o retrato do prof. Sarmento Leite, director da Faculdade de Medicina. A placa tem estes dizeres: “Homenagem ao professor Sarmento Leite dos doutorandos de 1923, commemorando a primeira Collação de gráo em Medicina no novo edificio da Faculdade”. Em baixo seguem tambem em bronze os nomes dos doutorandos. Este trabalho foi feito nas officinas de escultura Friederich, á rua Conceição. A placa será collocada na Faculdade no dia da collação de gráo dos doutorandos.

Reclamação - Moradores da rua Visconde do Rio Branco queixam-se que, desde alguns dias, não lhe é fornecida agua, causando-lhes isso sérios transtornos. Também se queixam da falta de limpeza das sargetas, que se acham em mau estado.

TELEGRAMMAS

A isenção de direitos para o material da ponte do Estreito

Florianopolis, 13 - O sr. Hercilio Luz telegraphou ao sr. Arthur Bernardes nos seguintes termos: “Penhorou-me a mim e ao povo catharinense o acto de v. ex. sanccionando a resolução legislativa que isenta de impostos o material destinado á grande ponte Independencia, que ligará esta capital ao continente. -Attenciosas saudações.”

Graves acontecimentos em Lisboa - Tentativa de ataque ao palacio presidencial

Lisboa, 11 - Hontem á noite foi feita uma tentativa de ataque ao palacio da presidencia da Republica para impôr um novo ministerio, sendo esse ataque repellido pela força que guardava o palacio. Parece tratar-se de uma tentativa preparada pelos extremistas, contando com o apoio da guarnição do destroyer Douro. O presidente Teixeira Gomes esteve visitando os quarteis.

O movimento revolucionario

Mexico, 11 - Sairam de Vera Cruz quatro baterias revolucionarias que marcham contra a capital.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 14 de dezembro na história

1890 - Rui Barbosa propõe e a Constituinte aprova a destruição de todos os arquivos sobre a escravidão.

1906 - O primeiro submarino é posto em serviço pela Alemanha.

1923 - Acordo de Pedras Altas é assinado por Borges de Medeiros e Assis Brasil, terminando a Revolução de 1923.

1995 - Termina a Guerra da Bósnia.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895