As obras do cais do porto

As obras do cais do porto

Correio do Povo do dia 28 de outubro de 1920, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Chegada de material para as obras do cais do porto.

publicidade

Obras do Porto 

A convite do sr. Manoel Fialho da Motta e dos engenheiros Ceroni & Stingel, estabelecidos com escriptorio de engenharia á rua Sete de Setembro n. 69, respectivamente, viajantes e agentes neste Estado da firma Jones, Burton & Comp. Ltd., de Londres e Liverpool, visitamos as diversas dependencias das officinas das obras do porto, onde apreciamos as machinas modernas fornecidas por esta firma, e que constam do seguinte material: Para as officinas mechanicas: uma freza universal de grande capacidade, machina radial de furar, diversos tornos automaticos, machinas de aplainar, machinas de furar, etc. Para transporte de aterros de pedras 3 locomotivas “Simplex” movidas á gazolina, de força de 20 cavallos cada uma, construidas especialmente para o transporte de materiaes. . Deste systema de locomotiva, são as primeiras que vieram ao Brasil, pois que se trata do typo construido durante a guerra.

DIVERSAS

Monumento ao general Osorio - Noticiámos, ha dias, que a commissão que tomou a si o encargo de promover a erecção, nesta capital, de um monumento ao General Osorio dirigirá um appello aos intendentes de todos os municipios deste Estado e ao povo rio-grandense em geral, no sentido de serem angariados os fundos necessarios áquelle fim. Tratando-se de perpetuar num monumento a memoria de um dos maiores vultos de nossa historia, a commissão conta certo que todos os rio-grandenses acolherão patrioticamente a sua idea. O appello, que por estes dias será enviado aos intendentes municipaes, é concebido nos seguintes termos: “A Commissão Central” eleita para o fim de promover a justissima homenagem á memoria do benemerito e heroico rio-grandense, erigindo-lhe uma estatua no seu Estado natal, mais uma vez appella para os dignos cidadãos intendentes municipaes no sentido de auxiliarem pecuniariamente, quer pelos cofres dos municipios, sem assim o entenderem, quer por meio de collecta entre os seus jurisdiccionados. Independente do auxilio que espera receber dessas distintas autoridades, a commissão solicita tambem de todos os cidadãos que veneram a memoria do glorioso soldado - que tanto dignificou o Brasil e especialmente o Rio Grande - que de accordo ou não com os ditos senhores intendentes concorram com seus esforços, afim de que se possa tornar realidade a idéa projectada.

TELEGRAMMAS

Construcção de uma barca

S. Jeronymo, 26 - O intendente municipal não tendo conseguido, como pretendia, com o governo do Estado, a construcção de uma ponte sobre o Arroio dos Ratos, no Passo do Feliciano, mandou construir, ali, com urgencia, uma barca.

O regresso dos reis belgas

Lisboa, 27 - O rei Alberto desembarcará ás 10 horas e meia e tomará uma carruagem que seguirá pela Avenida Liberdade, praça do Brasil e Aterro em direcção ao palacio da Ajuda. Sua majestade embarcará ás 20,20 horas, no comboio especial que o conduzirá á fronteira, proseguindo viagem terrestre para a Belgica.

A situação da Allemanha

Berlim, 27 - Cento e vinte mil guardas brancos monarchistas foram concentrados na Prussia oriental sob o commando de um capitão prussiano. Algumas dessas tropas já haviam transposto a fronteira lithuana a despeito das ordens demandas do governador da provincia.

Polonia

A luta entre polacos e bolchevistas

Varsovia, 7 - O general Pellura concluiu armisticio com os bolchevistas.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 28 de outubro na história

1910 - Nascimento de Nelson Cavaquinho, compositor brasileiro.
1939 - Judeus são obrigados a usar estrela amarela como identificação nos territórios do Reich.
1974 - Países árabes reconhecem a Organização para a Libertação da Palestina. 1978 - Inaugurada pelo presidente Geisel a rodovia dos Bandeirantes, a mais moderna e bem conservada estrada do Brasil.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895