Assembleia da Liga das Nações discute criação da Corte Permanente de Justiça Internacional

Assembleia da Liga das Nações discute criação da Corte Permanente de Justiça Internacional

Correio do Povo do dia 14 de dezembro de 1920, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Reunião do Conselho da Liga das Nações em Genebra.

publicidade

Liga das Nações - Organização da Côrte Permanente de Justiça Internacional

Genebra, 12 - Está na ordem do dia dos trabalhos da assembléa da Liga das Nações a discussão do projecto que crea a Côrte Permanente da Justiça Internacional. 

Genebra, 12 - O conselho da Liga das Nações discutiu longamente a questão da constituição da Côrte Permanente de Justiça Internacional. O sr. Balfour propoz que o mandato dos membros daquelle tribunal de Justiça fosse de um anno, e quanto a outras questões como reegibilidade, distribuição de mandatos o sr. Balfour propoz que á Liga fosse dado o direito de fazer suggestões e não dar uma solução defintiiva. Essa proposta do delegado inglez foi approvada. 

Genebra, 12 - A commissão que se encarregára do seu estudo, regeitou a proposta formulada pelo delegado da Colombia no sentido da distribuição de juizes que devem compor a Côrte Permanente de Justiça Internacional seja proporcional aos differentes continentes.

DIVERSAS

Associação Rio-Grandense de Imprensa - Conforme estava annunciado, realizou-se, ante-hontem, domingo, a sessão de instalação e posse da directoria da Associação Rio-Grandense de Imprensa, com a presença de grande numero de socios. Empossada a directoria, esta reuniu-se em sessão, tomando diversas resoluções sobre negocios sociaes, entre ellas a da realização de festivais em diversas casas de diversões em beneficio da Associação. Foi lido, igualmente, um telegramma da Associação Brasileira de Imprensa, de congratulações pela instalação da congenere rio-grandense, bem como foram feitos diversos pedidos de inscripção de novos socios. A directoria resolveu dirigir-se aos elementos da imprensa das diversas cidades do interior do Estado no sentido da sua admissão á Associação.

Trem de carga assaltado - Nas proximidades de Bagé, de madrugada, foi assaltado um trem de mercadorias que vinha para esta cidade. Foram arrombados dois carros, dos quaes foram roubadas diversas mercadorias. A chefia do Trafego, ao ter conhecimento do facto, tomou diversas providencias, afim de apurar quaes foram os autores do assalto. Iniciando-se as necessarias investigações, a policia de Bagé foi ao local e prendeu todo o pessoal do trem, tendo tambem precedido a corpo de delicto nos carros arrombados.

Frigorifico Armour - O Frigorifico Armour, de Livramento, só no mez de janeiro iniciará a matança de gado.

TELEGRAMMAS

O remodelamento geral da cidade

Pelotas, 13 - O intendente municipal projecta o alargamento da rua 15 de novembro. Os engenheiros contratados e vindos do Rio e de S. Paulo afim de levarem a effeito o remodelamento geral da cidade, já iniciaram os seus estudos a respeito.

A situação da Delegacia fiscal de Porto Alegre

S. Paulo, 13 - A edição paulista do Jornal do Commercio commenta com sarcasmo o facto do governo federal deixar a Delegacia Fiscal dessa capital sem recurso para o pagamento do respectivo funccionalismo.

Ameaça de nova gréve dos ferroviarios

Roma, 12 - Os jornaes dizem que devido á demissão do machinista que fizera parar um trem, porque este conduzia um vagão de fusis destinados ao Ministerio da Guerra, os ferroviarios promoveram, em varias cidades, comicios de protesto.

A repatriação dos despojos dos imperadores do Brasil

Lisboa, 13 - Foram marcadas para o dia 22 do corrente as exequias a serem realizadas por occasião da trasladação para o couraçado S. Paulo das urnas em que estão os despojos dos imperadores do Brasil.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 14 de dezembro na história

1799 - Morre George Washington, primeiro presidente dos EUA.
1890 - Ruy Barbosa propõe e a Constituinte aprova a destruição de todos os arquivos sobre a escravidão. 
1906 - O primeiro submarino é posto em serviço pela Alemanha. 
1923 - Assinatura do tratado de Pedras Altas, entre Assis Brasil e Borges de Medeiros, encerrando a guerra entre maragatos e chimangos. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895