Assembleia Geral encerram seus trabalhos

Assembleia Geral encerram seus trabalhos

Correio do Povo do dia 21 de dezembro de 1920, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

O encerramento da Assembleia da Liga das Nações em Genebra.

publicidade

Liga das Nações - Foram encerrados os trabalhos da Assembléa de Genebra

Genebra, 19 - Hontem, á noite, antes do encerramento dos trabalhos, a assembléa da Liga das Nações approvou a organização da Repartição Internacional do trabalho intelectual. O sr. Hymans, delegado belga e presidente, encerrando os trabalhos da assembléa, proferiu um discurso de despedida, no qual traçou, em breve synthese, a obra realisada pela assembléa, cujo exito - disse - tinha sido completo. Terminou aconselhando a mocidade que conheceu os horrores da guerra a fundar a paz sobre as bases sólidas da Liga das Nações.

Genebra, 19 - O conselho executivo da Liga discutiu a questão da Polonia e da Lithuania e resolveu mandar prosseguir á consulta popular na região de Vilna. A commissão encarregada da preparação do plebiscito em Vilna reunir-se-á brevemente em Varsovia e assitirá as negociações entre polacos e lithuanios.

DIVERSAS

Cathedral Metropolitana - Já foi iniciada a demolição de uma parte da Cathedral Metropolitana e que era occupada pela capella-mór, pela sachristia e pelo altar-mór. Na parte ora em demolição bem como a que fica aos fundos do templo, e que havia sido desaterrada, conforme já noticiámos, será levantada a cripta da nova Cathedral. Terminando a demolição, continuará a remoção do aterro, sendo provavel que nelle encontre grande numero de esqueletos que, como os já encontrados, serão depositados em logar especial, na cripta do novo templo

Matadouro Municipal - No mez de novembro findo, no Matadouro Municipal de Pedras Brancas, foram abatidos 1.463 animaes vacuns, inclusive 30 vitellas. Para o consumo da população desta capital, foram remettidos 256.760 kilos de carne. Pelo fiscal municipal, foi refugada a carne de dois bois que apresentavam symptomas de tuberculose.

A scena do assassinato do senador Pinheiro Machado - Hontem, no theatro Apollo, foi feita a inauguração, perante as autoridades civis e militares e a imprensa, do trabalho em cêra, representando o assassinato do senador Pinheiro Machado. O sr. Charles Hermann, seu autor, foi muito felicitado por todos os visitantes.

Armazem Mendes Rocha - Faz hoje 40 annos que foi fundado o Armazem Mendes Rocha, até agora de propriedade de seu fundador. É o armazem de especialidades mais antigo desta capital.

TELEGRAMMAS

O ensino primario em Santa Catharina e Rio Grande

S. Paulo, 20 - Os jornaes, referindo ao acto do Senado tentando supprimir a verba para o ensino primario em Santa Catharina e no Rio Grande, criticam acremente aquella casa do Congresso, ao mesmo tempo que louvam a attitude do senador Lauro Muller que defendeu essa medida de alto alcance colonial.

Companhia de grandes hoteis de São Paulo

S. Paulo, 20 - Está fundada a companhia de grandes hoteis de S. Paulo a qual se propõe construir o primeiro hotel, nesta capital. Esse estabelecimento ficará situado por traz do Theatro Municipal e seu custo é orçado em 6 mil contos.

Tremor de terra na provincia de Mendoza

Buenos Aires, 19 - Deu-se um tremor de terra na provincia de Mendoza, abrangendo a area attingida por esse movimento sisimico tres aldeias. Houve cincoenta mortos e centenas de feridos. Novas noticias aqui chegadas a respeito do tremor de terra occorrido em Mendoza, dizem que na aldeia de Treportenes desappareceram 150 pessoas. A aldeia Costa Araujo ficou isolada devido á fendas que se abriram no sólo.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 21 de dezembro na história

1913 - Lançamento do jogo das palavras cruzadas.
1916 - Início da Batalha de Verdun, a mais violenta da Primeira Guerra, com mais de 700 mil mortos.
1929 - Stalin assume o poder na URSS e Trotsky é destituído. 
1958 - Charles De Gaulle, general francês, é eleito presidente.
1980 - Morre o jornalista e escritor Nelson Rodrigues, aos 68 anos. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895