Assis Brasil reafirma sua posição sobre a última eleição em resposta a Borges de Medeiros

Assis Brasil reafirma sua posição sobre a última eleição em resposta a Borges de Medeiros

Correio do Povo do dia 29 de dezembro de 1922, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Assis Brasil

publicidade

Politica rio-grandense

O arbitramento do pleito 

Rio, 28 - Respondendo aos dois telegrammas do dr. Borges e Medeiros, relativos ao arbitramento proposto para o julgamento da eleição presidencial desse Estado, o dr. Assis Brasil expediu o seguinte despacho: “Dr. Borges de Medeiros. Porto Alegre - Recebidos vossos despachos de 26 e 27. Lamento verificar pelo segundo vossa insistencia na recusa de que o arbitramento tenha por objecto a validade da reeleição segundo as leis, a jurisprudencia e a hermeneutica existentes. Sómente depois de accôrdo sobre essa preliminar essencial poderei responder sobre a escolha do arbitro e qualquer outra providencia. “Não receio que juiz algum, perante as actas e os boletins legaes, desconheça que ao candidato á reeleição faltou obter o quociente, mesmo contando apenas os eleitores concorrentes, mas não tenho o direito de declinar de fundamento algum juridico, na grande causa democrática que me foi confiada pela maioria dos rio-grandenses livres, com a franca sympathia do Brasil inteiro. Assignado Assis Brasil. 

DIVERSAS 

O Natal em Belem Velho - Tambem na vizinha povoação de Belem Velho, foi celebrado o Natal dos Pobres. O sr. Oscar Schneider, do commercio desta praça, que ali veraneia, distribuiu roupas, fazendas e generos de primeira necessidade aos pobres da povoação , tendo affluido á residencia daquelle cavalheiro, no dia de Natal, grande numero de familias pobres, sendo todas bem aquinhoadas. Aquelle cavalheiro, de ha sete annos vem realisando naquella povoação o Natal dos pobres. 

A entrada do anno novo e o funccionalismo publico - O dr. Borges de Medeiros, presidente do Estado, attendendo ás festas de Natal e Anno Bom, resolveu determinar que fossem os funccionarios estadoaes pagos, sem excepção, até o dia 30 do corrente. Assim, já ante-hontem, receberam os seus vencimentos os funccionarios da Secretaria do Interior do Thesouro do Estado, da secretaria da Assembléa dos Representantes e do Fôro, o mesmo succedendo com os deputados estadoaes, que já receberam o subsidio relativo ao mez corrente. Hontem, além de funccionarios de varias repartições foram pagas algumas das professoras publicas e da Escola Complementar e dos Collegios Elementares. 

A ferrugem dos trigaes - Tendo ocorrido demasiadamente quente o inverno passado, a ferrugem invadiu parte dos trigaes deste Estado. 

TELEGRAMMAS

Distribuição gratuita de chapéos pela entrada do Anno Novo

Pelotas, 28 - A Fabrica de Chapéos Pelotense, propriedade de F. R. Rheingantz, vae commemorar a entrada do Anno Novo, fazendo distribuição gratuita de chapéos, das 9 ás 11 horas, no seu deposito de vendas a varejo. 

Peste bubonica 

Uruguayana, 27 - Appareceram nesta cidade alguns casos suspeitos de peste bubonica, em vista do que o intendente telegraphou á Directoria de Hygiene do Estado pedindo apparelhos de de desinfecção e desinfectadores, afim de combater a imminente invasão do mal. A bubonica fez numerosas victimas aqui, em 1920, razão por que o conhecimento desses casos, embora suspeitos, traz a população atemorisada.

Sarah Bernhardt peorou 

Paris, 28 - Peorou hoje o estado de saude da grande actriz Sarah Bernhardt, devido a uma imprudencia de sua parte, pois abusou de suas forças. Em consequencia disto, foram proibidas entradas no quarto da actriz. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

 

CRONOLOGIA

O dia 29 de dezembro na história

1903 - Nasce o pintor Cândido Portinari.
1913 - Durante a Guerra do Contestado, rebeldes repelem ataque do Exército contra o reduto de Taquaruçu.
1979 - URSS invade o Afeganistão.
1990 - Morre o músico e radialista Paulo Tapajós.
1992 - Itamar Franco assume a presidência após a renúncia de Collor. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895