Assolada pela fome, Rússia receberá ajuda humanitária

Assolada pela fome, Rússia receberá ajuda humanitária

Correio do Povo do dia 12 de fevereiro de 1922, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

Vários navios estavam levando viveres para os famintos russo.

publicidade

O problema russo

Nova York, 10 - Estão em viagem numerosos navios, conduzindo viveres para os famintos russos. A commissão de compras do serviço de soccorros á população faminta da Russia annunciou que os dois primeiros navios carregados de cereaes já se acham na Russia. Accrescenta a communicação da commissão que, vinte e nove embarcações estão actualmente singrando os mares, rumo dos portos balticos ao mar negro.

Stockolmo, 11 - O vapor inglez “Lowland” de New Castle, com um carregamento de viveres para os flagelados pela fome na Russia foi destruido por um incendio na costa de Murmansk.

DIVERSAS

Exportação de uvas - Já começou a exportação de uvas da actual safra. O primeiro carregamento que se destinou ao Rio de Janeiro seguiu pelo vapor “Itajubá” e constou de 200 caixas, pesando um total de 8.000 kilos.

Encampação de uma estrada de ferro - Noticiamos ha dias que o chamado do ministerio da Viação seguira para o Rio de Janeiro o dr. Alvaro Crespo de Oliveira, engenheiro-chefe do 9º districto da Inspectoria Federal das Estradas de Ferro. Segundo informa “A Nação”, de Uruguayana, a sua viagem prende-se á encampação da “Brasil Great Southern”, que mantém uma estrada de ferro de Uruguayana a S. Borja. Accrecenta a mesma folha que as ultimas contas da Companhia - as do penultimo semestre, accusaram um “deficit” de mais de setenta contos, quantia essa que se elevará inevitavelmente, a mais de duzentos contos annuaes, desde que a Viação do Rio Grande deixou de ser uma rendosa locataria da Companhia.

TELEGRAMMAS

A viagem do Ministro da Agricultura

Caxias, 11 - Hontem chegou a esta cidade, o ministro da Agricultura. . A recepção feita a s. ex. foi carinhosa estando presentes todas as classes sociaes, sendo elle acompanhado até o hotel “Bella Vista” onde se hospedou. Após ligeira refeição , s. ex. dirigiu-se ao campo experimental de viticultura, examinando tudo minuciosamente.

Ás 12 horas, foi-lhe offerecido pela Municipalidade, naquelle hotel, um banquete de 80 talheres. O sr. Simões Lopes agradeceu, tendo palavras enaltecedoras do progresso verificado em Caxias, cujo esforço dos habitantes destacou, dizendo desejar que continuassem na vanguarda dos productores vinicolas do Brasil. Depois do banquete o ministro visitou o Cortume Caxiense e a Cooperativa Agricola.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 12 de fevereiro na história

1912 - A China torna-se República. 
1923 - Nasce o cineasta italiano Franco Zefirelli. 
1931 - Inauguração da Rádio Vaticano. 
1938 - Nasce o sambista Martinho da Vila. 
1974 - O escritor Aleksandr Soljenitsyn é detido em Moscou.
1980 - Tancredo Neves lança o Partido Popular.

O dia 13 de fevereiro na história

1903 - Nasce o romancista belga George Simenon. 
1922 - Inicia a Semana de Arte Moderna, em São Paulo. 
1942 - Morre o ex-presidente da República Epitácio Pessoa. 
1967 - Entra em vigor o Cruzeiro Novo.
1979 - Morre o cineasta francês Jean Renoir.
1984 - Mario Firmenich, líder dos Montoneros é preso no RJ.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895