Atritos surgem na Conferência de Gênova após assinatura de acordo entre Alemanha e Rússia

Atritos surgem na Conferência de Gênova após assinatura de acordo entre Alemanha e Rússia

Correio do Povo do dia 21 de abril de 1922, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Acordo assinado entre a Rússia e a Alemanha provocou reação dos aliados.

publicidade

Agita-se a Conferencia de Genova

Genova, 19 - Tendo tido, os alliados conhecimento do accôrdo russo-allemão, assignado domingo ultimo, e estudado a situação por elle creada perante os proprios delegados á Conferencia Economica, ficou assentado, como ja foi noticiado, que os paizes da Entente não mais permittiriam que os delegados allemães tomassem parte na discussão dos negocios relativos á reconstrucção da Russia. Os allemães, porém, não estão dispostos a conformar-se com essa decisão e agora mesmo estão elaborando uma nota negando direito e autoridade á Entente para adoptar tal medida, impedindo-se de collaborar na parte principal do programma da Conferencia.

DIVERSAS 

Colonia de pescadores Ernesto Alves - Hoje, á tarde, effetuar-se-á, na ilha da Pintada, o lançamento da pedra fundamental do edificio destinado a escola da colonia de pescadores “Ernesto Alves” Z-9, fundada ali por iniciativa do commandante Frederico Villar. O terreno onde será levantado este edificio, foi doado pela intendencia Municipal. Ás 15 horas, do trapiche Mabilde, á rua 7 de Setembro, partirá a lancha que conduzirá os convidados para este acto. 

Um quartel em Rosario - Durante a permanencia do ministro da Guerra em Saycan, uma commissão de cavalheiros da villa do Rosario se entendeu com s. ex. relativamente á construcção de um quartel naquella villa. Na impossibilidade de ir pessoalmente, pelo accidente soffrido, o dr. Pandiá Calogeras mandou áquella villa os generaes Tasso Fragoso e Rondon, e o capitão Bartolomeu Brasil, os quaes, entre os terrenos que lhes foram offerecidos para a construcção do alludido quartel, optaram pela praça Constituição. Sabe-se, no emtanto, que essa construcção não será atacada agora, mas que s.ex. pretende mandal-a começar ainda antes de terminar a sua gestão. 

Objectos perdidos - O sr. Carlos Pereira dos Santos depositou em nosso escriptorio uma chave encontrada á rua 7 de Setembro. 

TELEGRAMMAS

O raid aereo Lisboa-Rio 

Recife, 19 - O consul portuguez aqui tem recebido um enorme numero de telegrammas de differentes pontos do paiz, pedindo-lhe informações detalhadas sobre o accidente que inutilizou o hydro-avião “Lusitania”, deante dos rochedos de S. Pedro e S. Paulo. As primeiras noticias aqui chegadas foram exaggeradas, dando vulto bem maior ao desastre do hydroavião.

Recife, 19 - O commandante Sacadura Cabral radiographou ao governo de Lisboa pedindo-lhe outro apparelho, para a continuação do vôo até o Brasil. 

Lisboa, 20 - O commandante Sacadura Cabral solicitou ao governo a remessa urgente de outro apparelho. O governo negocia com a casa allemã Marcus Harsing a conducção para as ilhas S. Pedro e S. Paulo, pelo paquete “Cap Polonio”, que passa por Lisboa no dia 26 do corrente, de um novo hydro-avião. Caso fracassem as negociações, irá um destroyer levar o apparelho. Segundo o calculo mais exato dos aviadores poderão continuar o raid dentro de doze a quinze dias. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 21 de abril na história

1792 - Tiradentes é enforcado e esquartejado.
1915 - Nasce o ator Antony Quinn.
1927 - Mussolini promulga a Carta del Lavoro, de caráter fascista, que inspirou a legislação trabalhista brasileira. 
1985 - Morre Tancredo Neves, depois de 38 dias de agonia e 7 cirurgias.
1998 - Morre o político baiano Luiz Eduardo Magalhães.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895