Bagé divulga relatório municipal e apresenta diminuição no fluxo de veículos de tração animal

Bagé divulga relatório municipal e apresenta diminuição no fluxo de veículos de tração animal

Correio do Povo do dia 6 de outubro 1921, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Bagé passou a ter um número maior de carros e outros veículos circulando.

publicidade

Estatística geral do municipio de Bagé 

O coronel Tupy Silveira, intendente de Bagé, em seu ultimo relatorio apresentado ao Conselho Municipal, occupa-se da estatistica geral daquelle municipio, dizendo que pelo recenseamento feito no anno de 1920, o municipio de Bagé conta com a população de 42.008 habitantes, sendo que 21.800 na cidade e suburbios e 20.208 distribuidos pelos sete districtos ruraes. A cidade contém 2.831 casas, os suburbios 808 e os sete districtos ruraes, 2661. São em numero de 343 os autos, que já percorrem o municipio, estando em decrescimento o numero de carros e outros vehiculos de tracção animal; para isso muito tem concorrido o melhoramento das estradas, construcção de pontes e outros trabalhos que se faziam necessarios.

DIVERSAS

As novas locomotivas da Viação Ferrea - Das 20 novas locomotivas recebidas pelo governo do Estado, dos Estados Unidos, já foram armadas 14. A maior parte dellas já estão trafegando, sendo que muitas estão sendo empregadas na linha Porto Alegre-Cacequy. 

Hora litteraria “Marcelo Gama” - No salão nobre da Associação Commercial da cidade de Cachoeira, foi fundada uma sociedade litteraria denominada - Hora Litteraria “Marcelo Gama”. A essa reunião que esteve bastante concorrida, compareceu o mundo pensante dessa sociedade. 

Companhia Força e Luz - Pessoas residentes á rua Christovão Colombo cogitam de enviar um memorial aos directores da Companhia Força e Luz, solicitando-lhes para que os bondes F branco façam parte do terminal da viagem no destacamento do corpo de Bombeiros. Allegará os interessados que devido ao grande movimento de passageiros, principalmente pela manhã e á tarde, torna-se deficiente o numero de bondes ora em trafego na citada linha. Assim, uma vez que o referido bonde vae até a rua Hoffmann, poderá prolongar a viagem, satisfazendo os moradores daquella zona.

Objectos perdidos - Continuam depositados em nosso escriptorio: um fino anel de ouro, um pregador de ouro, com monogrammas.

TELEGRAMMAS

Homenagem a Ruy Barbosa 

Florianopolis, 5 - O Superior Tribunal, por proposta do desembargador Gil da Costa, telegraphou ao senador Ruy Barbosa felicitando-o por motivo de sua escolha para membro do Tribunal da Liga das Nações. Ruy Barbosa respondeu agradecendo. 

Os successos da Italia 

Perdura a greve em Trieste

Trieste, 5 - A greve geral declarada, ha dias, nesta cidade, serviu de motivo para que se reaccendam as lutas de partido. Os fascistas atacaram os republicanos em sua propria séde, travando-se violento duello a tiros de revolver. Os republicanos atiravam das janellas do edificio, tendo sido morto um fascista e feridos varios. Os carabineiros chegando ao local, conseguiram restabelecer a ordem. Os operarios voltarão hoje ao trabalho, com o fim da gréve. 

Trieste, 5 - Os communistas, á ultima hora, conseguiram frustrar o accordo para a cassação da greve geral, que parece agora extender-se tambem entre os empregados municipaes. O governo tem distribuido forças armadas pela cidade. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 6 de outubro na história

1930 - João Dantas, assassino de João Pessoa, se suicida na cadeia. 
1962 - Estreia do primeiro filme de James Bond. 
1973 - Guerra do Yon Kipur; início com o ataque da Síria ao Egito e a Israel. 1981 - O presidente do Egito Anuar Sadat é assassinado.
1999 - Morre a cantora portuguesa Amália Rodrigues.   


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895