Batalha em Canguçu acaba com vitória dos governistas e diversos feridos

Batalha em Canguçu acaba com vitória dos governistas e diversos feridos

Correio do Povo do dia 1 de abril de 1923, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

Soldados da Brigada Militar estavam sendo enviados para todo o Estado

publicidade

Politica rio-grandense - Os successos do sul do Estado

Pelotas, 30 - Chegam noticias de um combate travado, hontem, ao cair da noite, no Passo da Guarda, em Cangussu, entre as forças governistas e os revoltosos. Eis o que se sabe sobre o facto: O corpo provisorio da Brigada Militar, organizado em Encruzilhada, vinha dessa localidade, sob o commando do tenente-coronel Francisco Gonçalves Meirelles para fazer juncção com as forças do coronel Juvencio Lemos e tenente-coronel Amadeu Massot. O effectivo dessa força era de mais ou menos 180 homens. Ao chegar ao ponto indicado, encontrou-se com uma força de cem homens, mais ou menos, da rectaguarda do general Zeca Netto e commandada pelo coronel João Paulo Prestes. Travou-se um combate que durou tres horas. Houve mortos e feridos, de parte a parte, ignorando-se o numero. Afinal, os revoltosos retiraram-se desordenadamente, tendo os governistas feito prisioneiros e apprehendido armas, bagagens e munições. 

DIVERSAS

A situação no Estado - Ha muitos dias, vêm faltando noticias de varios municipios do Estado, devido á interrupção das linhas telegraphicas , cortadas em varios pontos pelas forças revolucionarias. Ainda hontem, estavam interrompidas as communicações para Alegrete, Uruguayana, Quarahy e Itaquy. O serviço para Bagé e Livramento está soffrendo consideravel demora. As demais linhas estão bem, sendo, porém, igualmente demorado o serviço da capital da Republica. Attendendo ao que solicitou o collector federal de Caçapava, sr. João Antonio Haal, a Delegacia Fiscal dirigiu-se ao general Eurico de Andrade Neves, commandante da 3º Região Militar, pedindo-lhe que fosse fornecida força, afim de ser guardada aquella repartição, em vista de estar a referida localidade ameaçada pelos revolucionarios. Chegaram a Viamão 30 praças do esquadrão provisorio creado nesta capital, sob o commando do capitão Lino Vaz. 

TELEGRAMMAS

Estatua do senador Pinheiro Machado 

Rio, 30 - Foi assignado no Ministerio da Justiça, o contrato com a fundição Covina para a erecção da estatua do senador Pinheiro Machado. O contratante obriga-se a erigir o monumento em logar previamente designado, observando todos os detalhes estipulados no edital de concurrencia.

As consequencias da occupação do Ruhr 

Berlim, 31 - O “Berliner Tageblatt” diz-se informado que os industriaes do Ruhr recusaram o pagamento aos francezes e belgas da taxa sobre o carvão pagamento esse que deveria ser feito amanhã. Essen, 31 - O general Degoutte ordenou que todos os ferro-viarios grevistas retomem o trabalho, pois ao contrario serão expulsos da região occupada.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 1 de abril na história

1920 - Partido Operário Alemão vira Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães. 
1930 - Estreia do filme “O Anjo Azul”, de Joseph von Stenberg, com Marlene Dietrich.
1965 - Morre Helena Rubistein, fabricante de comésticos nos EUA.
1989 - Uso do cinto de segurança torna-se obrigatório na rodovias. 

O dia 2 de abril na história

1910 - Nasce o espiritualista Chico Xavier. 
1964 - Ranieri Mazilli, presidente da Câmara, assume a presidência com a deposição de João Goulart. 
1974 - Morre o estadista francês Georges Pompidou.
1982 - A Argentina invade Malvinas.
1983 - Morre a cantora Clara Nunes. 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895