Bondes elétricos começam a operar na capital

Bondes elétricos começam a operar na capital

Correio do Povo do dia 4 de junho de 1921, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

Os bondes elétricos passaram a circular na Capita

publicidade

Serviço de bondes e illuminação electrica 

Sabemos que uma empreza extrangeira vae se dirigir ao governo do Estado, no sentido de obter concessão, para explorar, nesta capital, serviços de illuminação e o de bondes electricos. A concessão solicitada refere-se ás zonas da cidade não servidas pela rede da Força e Luz. Assim, é pensamento da empreza em questão, explorar os serviços de bondes para Belem Velho, Belem Novo, Viamão, Tristeza e outros pontos visinhos da capital. Obtida a concessão, a referida empreza organisaria para a exploração dos projectos e serviços, uma companhia constituida por capitaes extrangeiros e nacionaes, para levar adeante a iniciativa da implantação dos novos serviços. 

DIVERSAS 

Usina eletrica - O material completo destinado á usina hydro-electra a instalar-se em Ijuhizinho, foi importado pela intendencia municipal de Julio de Castilhos por intermedio da Casa Byngton & Cia. É em todo elle de fabricação Westinghouse, de que a referida firma e agente é representante. Pelo vapor Stephen, vieram de Nova Iorque um transformador de 22.000 volts x 2.200.000 kva. triphasico de 60 cyclos; um gerador triphasico de 2.200 volts, 200 kva. Com todos os quadros e pertences para distribuição da usina que se ramificará por uma linha de 50 kilometros; cruzetas, suportes e pinos de aço prensado para os isoladores. A turbina, de Boving, typo Francis horizontal, para 6 metros de queda liquida, 250 HP capacidade, 257 R. P. M., veiu de Gothenberg, pelo vapor “Suecia”, chegando ao Rio Grande em janeiro do corrente anno. 

As festas de amanhã da colonia italiana - Por iniciativa do comitato Dante Allighieri e com o concurso das sociedades italianas, a colonia italiana commemorará, amanhã, o anniversario da promulgação da constituição. Estas festas efffectuar-se-ão no salão da “Vittorio Emmnuelle II”, havendo para as mesmas franco enthusiasmo. Aproveitando a occasião, o cave Massimo Goffredo, consul, dará, ali, recepção, dispensando, assim, os seus compatriotas de irem á sede do consulado. 

TELEGRAMMAS

Exportação de lãs

Quarahy, 3 - Os exportadores de lãs desta cidade, de Alegrete e de Uruguayana dirigiram, ha dias, ao governo do Uruguay, por intermedio do ministro da Industria, desse paiz, um memorial solicitando licença para exportar lãs em transito para o Uruguay, exportação que estava prohibida devido á peste bovina. Ante-hontem, a Praça do Commercio, daqui, dirigiu telegrammas aos senadores Cobun e Abella, representantes dos Departamentos de Artigas e Rivera, pedindo apressar o despacho do memorial. Hoje, o governo uruguayo deferiu o pedido dos exportadores de lãs, o que causou grande contentamento. Existe muita lã para exportar. 

A Allemanha e os alliados 

Berlim, 3 - No Reichstag, tiveram inicio hoje os debates sobre o programma da politica administrativa do governo exposto hontem pelo sr. Wirth. Respondendo aos oradores que criticaram a aceitação do recente ultimatum dos alliados, o ministro da Reconstruccção declarou que a França tinha o direito de fazer exigencias. 

A grafia da época está 
preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 4 de junho na história

1902 - Inauguração do Museu do Louvre, em Paris. 
1936 - Nasce o teatrólogo Oduvaldo Viana Filho. 
1941 - Morre o imperador da Alemanha Guilherme II.
1950 - A Televisão Tupi faz a primeira transmissão experimental. 
1959 - A tenista Maria Ester Bueno é campeã em Wimbledon.
1994 - Morre o pintor e paisagista Burle Marx. 

 

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895