Borges de Medeiros nega ter recebido proposta para tribunal solucionar disputa sobre eleição
Correio do Povo do dia 22 de dezembro de 1922, sexta-feira, noticiava:
publicidade
Politica Rio-Grandense
A proposta do Tribunal Arbitral
Rio, 19 - Quando o senador Soares dos Santos telegraphou ao sr. Borges de Medeiros mostrando-lhe a situação esquerda em que deixava seus amigos com a recusa de um tribunal de honra ou de uma commissão arbitral para decidir o caso da eleição presidencial do Rio Grande, visto como fora o mesmo sr. Borges um dos mais ardorosos defensores de semelhante solução para a contenda Bernardes, o dictador gaucho respondeu áquelle illustre congressista que não recebera nenhuma proposta nesse sentido do eminente dr. Assis Brasil, tendo-lhe apenas chegado ás mãos uma carta em que essa formula lhe era indicada por “pretensos procuradores sem procuração”. Accrescentava o presidente perpetuo da terra dos pampas que só por ma fé ou rematada tolice”, se deixaria de reconhecer disparidade nos casos presidenciaes da Republica e daquelle Estado. Um dos seus grandes motivos da impugnação da idéa era o facto de se pretender o desejado tribunal se organisasse com elementos estranhos ao Estado.
DIVERSAS
A linha ferrea de S. Pedro a São Thiago - Por aviso de 11 do corrente, o ministro da Viação declarou á Inspectoria Federal das Estradas que não havendo sido iniciada nenhuma obra para o proseguimento da linha ferrea de São Pedro a São Thiago do Boqueirão, no Estado do Rio Grande do Sul, ficará adiada a abertura do credito necessario a mesma obra.
Exercicios na Brigada Militar - O coronel Afonso Massot, commandante geral da Brigada Militar, determinou, para encerrar o anno de instrucção, que os batalhões 1º e 3º mandarão diariamente, a partir de 26 do corrente, ao campo de instrucção, na Chacara das Bananeiras, um pelotão equipado em ordem de marcha, afim de realizar exercicios de combate a tiro real. A cavalaria aquartellada no Crystal, fará os mesmos exercicios, nas terças e quintas-feiras, e as secções, nas quartas e sextas-feiras, a partir do dia 28. Estes exercicios serão feitos pela manhã, com a presença de officiaes instructores e commandantes.
A producção mundial de batatas - Só depois da guerra é que no Brasil se intensificou a cultura das batatas. Antes, importavamos mais do que exportavamos. A grande parte do consumo na cidade populosa era alimentada pela importação do extrangeiro. Ainda em 1913 importavamos 29.800 toneladas de batatas.
TELEGRAMMAS
Novo jornal
Caxias, 21 - Appareceu hontem, aqui, o 1º numero do jornal “Democrata”, que esta sob a direcção do sr. Frontino Mesquita. O novo jornal paginará pelos interesses geraes, e, principalmente, pelos interesses dos elementos opposicionistas na presente campanha. O seu primeiro numero foi bem recebido.
Os trabalhos do Reichstag
Berlim, 19 - Annuncia-se que o Reichstag suspenderá os seus trabalhos em janeiro proximo, sem que tenha sido apresentada, até agora, outra interpellação fóra da politica externa. O Reichstag tem as melhores disposições com o actual gabinete.
O problema russo
Londres, 19 - Foi eleito o presidente do novo soviet o commissario do povo Kameneff, o qual telegraphou ao sr. Tchitcherine,, actualmente na Suissa, recomendando-lhe que explique claramente aos delegados extrangeiros que tomam parte da conferencia de Lausanne que a Republica nunca se curvará deante da burguezia, nem jamais consentirá no sacrificio dos seus interesse vitaes.
A grafia da época está preservada no textos acima
CRONOLOGIA
O dia 22 de dezembro na história
1952 - Criação do Instituto Brasileiro do Café.
1968 - Caetano, Gil e outros músicos são presos na Boate Sucata, no RJ.
1980 - Morre o radialista Almirante (Henrique Fóreis Domingues).
1988 - Chico Mendes, sindicalista de projeção mundial, é assassinado.
1993 - A Constituição Igualitária é aprovada na África do Sul.
1999 - O Corinthians é bicampeão brasileiro de futebol.