Borges de Medeiros nega ter recebido proposta para tribunal solucionar disputa sobre eleição

Borges de Medeiros nega ter recebido proposta para tribunal solucionar disputa sobre eleição

Correio do Povo do dia 22 de dezembro de 1922, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Borges era contra um tribunal de honra investigar as eleições no RS.

publicidade

Politica Rio-Grandense

A proposta do Tribunal Arbitral

Rio, 19 - Quando o senador Soares dos Santos telegraphou ao sr. Borges de Medeiros mostrando-lhe a situação esquerda em que deixava seus amigos com a recusa de um tribunal de honra ou de uma commissão arbitral para decidir o caso da eleição presidencial do Rio Grande, visto como fora o mesmo sr. Borges um dos mais ardorosos defensores de semelhante solução para a contenda Bernardes, o dictador gaucho respondeu áquelle illustre congressista que não recebera nenhuma proposta nesse sentido do eminente dr. Assis Brasil, tendo-lhe apenas chegado ás mãos uma carta em que essa formula lhe era indicada por “pretensos procuradores sem procuração”. Accrescentava o presidente perpetuo da terra dos pampas que só por ma fé ou rematada tolice”, se deixaria de reconhecer disparidade nos casos presidenciaes da Republica e daquelle Estado. Um dos seus grandes motivos da impugnação da idéa era o facto de se pretender o desejado tribunal se organisasse com elementos estranhos ao Estado. 

DIVERSAS

A linha ferrea de S. Pedro a São Thiago - Por aviso de 11 do corrente, o ministro da Viação declarou á Inspectoria Federal das Estradas que não havendo sido iniciada nenhuma obra para o proseguimento da linha ferrea de São Pedro a São Thiago do Boqueirão, no Estado do Rio Grande do Sul, ficará adiada a abertura do credito necessario a mesma obra.

Exercicios na Brigada Militar - O coronel Afonso Massot, commandante geral da Brigada Militar, determinou, para encerrar o anno de instrucção, que os batalhões 1º e 3º mandarão diariamente, a partir de 26 do corrente, ao campo de instrucção, na Chacara das Bananeiras, um pelotão equipado em ordem de marcha, afim de realizar exercicios de combate a tiro real. A cavalaria aquartellada no Crystal, fará os mesmos exercicios, nas terças e quintas-feiras, e as secções, nas quartas e sextas-feiras, a partir do dia 28. Estes exercicios serão feitos pela manhã, com a presença de officiaes instructores e commandantes. 

A producção mundial de batatas - Só depois da guerra é que no Brasil se intensificou a cultura das batatas. Antes, importavamos mais do que exportavamos. A grande parte do consumo na cidade populosa era alimentada pela importação do extrangeiro. Ainda em 1913 importavamos 29.800 toneladas de batatas. 

TELEGRAMMAS

Novo jornal 

Caxias, 21 - Appareceu hontem, aqui, o 1º numero do jornal “Democrata”, que esta sob a direcção do sr. Frontino Mesquita. O novo jornal paginará pelos interesses geraes, e, principalmente, pelos interesses dos elementos opposicionistas na presente campanha. O seu primeiro numero foi bem recebido. 

Os trabalhos do Reichstag

Berlim, 19 - Annuncia-se que o Reichstag suspenderá os seus trabalhos em janeiro proximo, sem que tenha sido apresentada, até agora, outra interpellação fóra da politica externa. O Reichstag tem as melhores disposições com o actual gabinete. 

O problema russo 

Londres, 19 - Foi eleito o presidente do novo soviet o commissario do povo Kameneff, o qual telegraphou ao sr. Tchitcherine,, actualmente na Suissa, recomendando-lhe que explique claramente aos delegados extrangeiros que tomam parte da conferencia de Lausanne que a Republica nunca se curvará deante da burguezia, nem jamais consentirá no sacrificio dos seus interesse vitaes. 

A grafia da época está preservada no textos acima

CRONOLOGIA

O dia 22 de dezembro na história

1952 - Criação do Instituto Brasileiro do Café.
1968 - Caetano, Gil e outros músicos são presos na Boate Sucata, no RJ. 
1980 - Morre o radialista Almirante (Henrique Fóreis Domingues).
1988 - Chico Mendes, sindicalista de projeção mundial, é assassinado. 
1993 - A Constituição Igualitária é aprovada na África do Sul.
1999 - O Corinthians é bicampeão brasileiro de futebol.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895