Catedral Metropolitana passava por obras de revitalização

Catedral Metropolitana passava por obras de revitalização

Correio do Povo do dia 22 de dezembro de 1920, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Pedreira de propriedade da Catedral, onde eram extraídas as pedras da obra.

publicidade

Cathedral Metropolitana

Hontem, pela manhã, um dos nossos companheiros, em companhia do conego João Maria Balem , director das obras da nova cathedral, visitou demoradamente aquelle templo. Pela parte da egreja ora em demolição pode-se avaliar o máo estado do madeiramento. Não só o fôrro, como tambem as paredes que ladeiam a sacristia altar-mór e capella-mór estão sendo demolidas com precaução, afim de se evitar algum possivel desmoronamento. Isso, entretanto, se verifica unicamente na parte que está atraz do actual altar-mór, devido ao desaterro ter-se approximado demasiadamente da parede do fundo, abalando os alicerces. De sob o assoalho do primitivo altar-mór foram retiradas muitas urnas contendo restos mortaes e que ali haviam sido depositadas, como então era costume. Foram ellas cuidadosamente guardadas em uma sala do consistorio da irmandade S. Miguel e Almas, que funcciona naquella egreja. Muitas urnas, devido á acção do tempo, perderam as respectivas iinscripções.

DIVERSAS

A scena do assassinato do senador Pinheiro Machado - Continuam sendo muito visitados, no theatro Apollo, os trabalhos em cera representando a scena do assassinato do senador Pinheiro Machado, occorrida no Hotel dos Extrangeiros. O trabalho que é do esculptor Charles Hermann, tem sido muito apreciado. A exposição continuará aberta, diariamente, das 14 as 22 horas.

Natal em S. Jeronymo - A Companhia Estradas de Ferro e Minas de S. Jeronymo, que explora a extracção de carvão naquelle municipio, vae offerecer uma festa de Natal aos filhos dos seus operarios. Pela manhã, haverá, na egreja que aquella empreza mandou construir uma missa festiva. Em seguida, realisar-se-á o Natal das creanças dos obreiros, junto a uma grande arvore que será armada no povoado, onde se encontram as minas. Ás creanças serão distribuidos brinquedos e doces. A Companhia Estrada de Ferro, e Minas de S. Jeronymo, que vae despender com esta festa regular quantia, convidou para presidil-a a exma. esposa do coronel João Rodrigues de Carvalho, intendente de S. Jeronymo.

Objectos perdidos -Estão depositados no escriptorios desta folha: um pacote de documentos encontrado em um bonde da linha Circular; uma pulseira, encontrada pelo sr. Celso Lopes, no Cinema Palais; uma chave, encontrada pelo sr. João Oxley á rua 13 de Maio. Entregamos uma bolsa á d. Clarinda da Silva.

TELEGRAMMAS

Monumento ao marechal Deodoro

Antonio Prado, 21 - Encontrou franco acolhimento nesta localidade a idéa de erecção de um monumento á memoria do marechal Deodoro da Fonseca.

O couraçado S. Paulo na Europa

Lisboa, 20 - O commandante do couraçado S. Paulo visitou o ministro da Marinha e as autoridades navaes. Estas foram a bordo daquelle navio de guerra retribuir essa visita. Amanhã visitarão o couraçado S. Paulo o major general da Armada e o commandante da esquadrilha naval.

A repatriação dos despojos dos Imperadores do Brasil

Lisboa, 21 - A commissão que se encarregou da organisação das homenagens a serem prestadas á memoria dos imperadores do Brasil, por occasião da repatriação dos seus despojos, estão convidando pelos jornaes, os amigos do Brasil e a colonia brasileira para assistirem ás solemnidades exequias que serão levadas a effeito em intenção da alma dos soberanos mortos.

Lisboa, 21 - Está em viagem para esta capital o conde D’Eu, que acompanhará até o Brasil os despojos dos imperadores brasileiros. O comboio em que viaja o conde D’Eu chegará a Lisboa á meia noite.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 22 de dezembro na história

1952 - Criação do Instituto Brasileiro do Café (IBC).
1955 - Fundação do Dieese.
1968 - Caetano, Gil e outros músicos são presos na boate Sucata, no RJ.
1988 - Assassinato de Chico Mendes, líder sindicalista de projeção mundial, por fazendeiros do Acre.
1993 - Aprovação da Constituição Igualitária na África do Sul. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895