Chile e Peru assinam acordo que soluciona impasse sobre os territórios de Tacna e Arica

Chile e Peru assinam acordo que soluciona impasse sobre os territórios de Tacna e Arica

Correio do Povo do dia 23 de julho de 1922, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

Diplomatas de todas as embaixadas presenciaram a assinatura do acordo.

publicidade

A questão de Tacna e Arica - Foi assignado o accordo chileno-peruano 

Washington, 22 - No Palacio das Americas, pertencente á União Pan-Americana, realizou-se a conferencia para a assignatura do Tratado de Ancon, o que equivale a um novo exemplo de conciliação internacional, dado a todo o mundo, pelo Chile e pelo Perú. Para a assignatura o accordo de arbitramento que dará uma solução ao antigo litigio sobre a soberania dos territorios de Tacna e Arica, o qual vinha difficultando as relações de cordialidade entre os dois paizes. Estavam presentes os diplomatas de todas as embaixadas e legações acreditadas nesta capital, bem como altos funccionarios do governo dos Estados Unidos. 

DIVERSAS

Silveira Martins - A data assignala o 21º anniversario do fallecimento de Gaspar Silveira Martins, um dos grandes nomes de que se orgulham o Brasil e o Rio Grande do Sul. Já está feito o juizo da posteridade sobre a acção do grande tribuno liberal, que tão extraordinario brilho emprestou a todos os postos que lhe foram designados pela confiança dos seus concidadãos. Por isso mesmo é Silveira Martins uma individualidade sempre recordada, quer no paiz, como na sua terra natal. Como temos noticiado, correligionarios do tribuno brasileiro farão celebrar, amanhã, ás 9 horas, solemnes exequias na egreja do Rosario. Por essa occasião, o nosso companheiro Olympio Duarte distribuirá entre as pessoas que compareceram um folheto contendo um dos mais celebres discursos de Silveira Martins, durante a sua atuação como parlamentar. Esse trabalho foi confeccionado nas officinas da Livraria do Globo. 

TELEGRAMMAS

Manifestação ao dr. Flôres da Cunha

Uruguayana, 22 - Realizou-se, hontem, uma grande manifestação ao dr. Flôres da Cunha, intendente municipal, a qual deixou de ser effectuada no dia de sua chegada, por motivo do atrazo do trem. Grande multidão de pessoas de todas as classes sociaes e altos funccionarios organizaram um prestito, que foi puxado por uma banda de musica.

O julgamento dos anarchistas Sacco e Vanzetti

Boston, 22 - O conselho de Justiça que julgou os anarchistas italianos Sacco e Vanzetti, condemnados á morte, o anno passado, sob a accusação de haverem assassinado um pagador e um guarda, annunciou que está sendo peparado um terceiro processo supplementar para o julgamento dos dois criminosos. O julgamento será em breve. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 23 de julho na história

1922 - Fundação do PC chinês com apenas 57 militantes. 
1932 - Santos Dumont pratica suicídio.
1952 - Adhemar Ferreira da Silva conquista medalha de ouro e recorde mundial no salto triplo nas Olimpíadas de Helsinque. 
1991 - Deixa de circular o Jornal Última Hora.
1993 - Oito menores são executados em Chacina na Candelária, no RJ.

O dia 24 de julho na história

1839 - Giusepe Garibaldi toma a cidade de Laguna e proclama a República Juliana em Santa Catarina. 
1934 - Estreia do filme “Cleópatra”, de Cecil B. de Mile. 
1980 - Morre o ator inglês Peter Sellers. 
1985 - Padre Ramim, defensor da reforma agrária, é morto por jagunços em Aripuanã. 

 

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895