Cinco minas terrestres são encontradas no Forte de Copacabana

Cinco minas terrestres são encontradas no Forte de Copacabana

Correio do Povo do dia 9 de julho de 1922, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

Euclides da Fonseca, filho do marechal Hermes liderou o levante de 1922.

publicidade

As consequencias do levante de 5 de Julho, liderado pelo tenente-coronel Euclides da Fonseca - Foram encontradas cinco minas 

Rio, 7 - Os peritos percorreram todo o Forte de Copacabana, afim de isolar e permittir a occupação total pelas forças legaes. Na parte externa encontraram cinco minas apparelhadas para fazer saltar a fortaleza. No interior do Forte apenas encontraram grande quantidade de munições e viveres. 

O presidente da República visitou os feridos 

Rio, 7 - O sr. Epitacio Pessôa esteve no hospital da Santa Casa, em visita ás victimas do tiroteio ali recolhidas. Dahi, seguiu para o hospital da policia militar, onde visitou os feridos desta corporação ali recebendo atendimento. 

DIVERSAS

Independencia da Argentina - Passa, hoje, mais um anniversario da independencia da Republica da Argentina. Por esse motivo, durante o dia, se conservarão embandeiradas as fachadas não só do consulado daquelle paiz como de outros.

O levante militar no Rio - Conforme telegramma de Alegrete, que hoje publicamos, os officiaes do 2º grupo de artilharia, aquartelado, naquella cidade, tendo em vista os ultimos acontecimentos motivados pelo telegramma do Marechal Hermes da Fonseca ao commandante da Região de Pernambuco, passaram um telegramma áquelle marechal hypothecando-lhe solidariedade. O general Fabio de Azambuja, commandante da 3ª Região Militar, tomando conhecimento do fato, expediu ordem de prisão contra os officiaes do grupo, tendo tomado varias medidas disciplinares, tendentes á manutenção de ordem e disciplina naquella unidade, sendo designado outro oficial para o comando.

TELEGRAMMAS

A senhora Epitacio Pessôa visita as victimas do levante

Rio, 8 - A sra. Epitacio Pessôa, acompanhada do general Hastimphilo de Moura, chefe da Casa Militar do presidente da Republica, visitou a enfermaria do quartel da Policia Militar, tendo estado no necroterio, onde se encontravam os cadaveres do sargento e do cabo que morreram nos combates de Copacabana. A exma. esposa do presidente da Republica visitou, igualmente, na Santa Casa de Misericordia, os feridos civis que foram attingidos pelos projectis disparados do Forte de Copacabana, os quaes attingiram diversos pontos da cidade. Por ultimo visitou no necroterio do Hospital Central do Exercito, os dez corpos de militares, victimados nos ultimos encontros, tendo ajoelhado e feito uma oração junto a um dos mortos. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 9 de julho na história

1916 - Criação da Confederação Sul-Americana de Futebol.
1932 - Deflagração da Revolução Constitucionalista, em São Paulo. 
1960 - Início das transmissões da TV Excelsior.
1970 - Criação do Incra - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. 
1980 - Morre o poeta e músico Vinicius de Moraes. 

O dia 10 de julho na história

1884 - Abolição da escravidão no Amazonas. 
1964- Lançamento da Minissaia por Mary Quant. 
1983 - Enchentes em Santa Catarina matam 36, deixam mais de 270 mil desabrigados, e causam prejuízos incalculáveis. 
2001 - Entra em vigor no Brasil o Estatuto das Cidades. 
2001 - O ex-presidente Jorge Rafael Videla é processado na Argentina. 

 

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895