Com a presença de Epitácio Pessoa, Exposição do Centenário inaugura espaço para o gado

Com a presença de Epitácio Pessoa, Exposição do Centenário inaugura espaço para o gado

Correio do Povo do dia 26 de setembro de 1922, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

A Exposição Pecuária do Centenário, no Rio de Janeiro.

publicidade

O Centenario da Independencia - Inaugurou-se a Exposição de Pecuaria 

Rio, 25 - Com grande concorrencia de povo, estando presente o presidente da Republica e o ministro da Agricultura foi hontem inaugurada a exposição de Gado. Quando o presidente da Republica penetrou no amplo recinto, que vae da rua Motta Machado ao leito da Central do Brasil, proximo ao Derby Club, bandas de musica do Corpo do Bombeiros, da Marinha e do Exercito executaram o hymno nacional. O sr. Epitacio Pessoa tomou logar na tribuna armada, em frente á “pelouse”, deante da qual desfilaram os animaes: admiraveis especimens bovinos e equinos. Em primeiro logar veio a representação da Argentina, destacando-se um grande touro Hereford, vencedor no ultimo concurso de Buenos Aires. 

DIVERSAS 

Exhibição de um film - Quinta-feira proxima no theatro Apollo, será exhibido o film denominado “O Municipio do Rio Grande em 1922” e que foi apanhado pela Lafayette Film. Trouxe-o a esta capital a empresa Angelo Gaudio e Comp., do Rio Grande e quando exhibido nessa cidade, bastante agradou pelo modo caprichoso como se acha confeccionado. O film, de propriedade da Intendencia Municipal dali, tem mais de 1.000 metros de extensão, destinando-se á propaganda do municipio do Rio Grande na Exposição Internacional do Centenario. Divide-se em tres partes distinctas, cada qual representando trechos interessantes da vida do Rio Grande nos seus variados aspectos. Entre as partes interessantes contam-se uma bréve synopse historica da fundação e evolução do Rio Grande, illustrada com os quadros da matriz de S. Pedro, a mais antiga talvez, do Estado, e da placa que lhe encima a porta principal, commemorativa da sua inauguração, a 25 de agosto de 1775; do mappa de combate naval entre portuguezes e espanhoes em 1766, para reconquista do Rio Grande, pelos primeiros aos ultimos; da planta da cidade em 1847 e de uma casa dessa época, a unica ainda existente, e sem nunca ter soffrido reparos; das plantas de 1904, antes das obras da abertura da barra e construcção do porto novo. 

TELEGRAMMAS

Estrada de ferro de Santos a Assumpção

S. Paulo, 25 - Regressaram de Salto Grande o engenheiro Carlos Euler e seus auxiliares que foram estudar a construcção de uma estrada de ferro de Santos a Assumpção. 

Princeza Maria Pia 

São Paulo, 25 - No nocturno de luxo de hontem regressou para o Rio, acompanhada de seus filhos, a princeza Maria Pia. Seu embarque foi concorrido. 

De Santiago ao Rio em aeroplano

Rio, 25 - Como se sabe, o aviador chileno, capitão Aracena, quando estava prestes a concluir o raid aereo Santiago-Rio, foi forçado a aterrar em Ubatuba. Agora, resolveu elle concluir o vôo, partindo para Ubatuba, afim de voltar hoje mesmo dali, completando assim, com essa pequena etapa, o grande percurso da capital do Chile ao Rio. O capitão Aracena foi a Ubatuba como passageiro do hydroplano H. S. 2, o qual será pilotado pelo commandante Rocha até o ponto onde o capitão Aracena fez a aterrisagem no avião em que veiu do Chile.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 26 de setembro na história

1936 - Nasce o jornalista e escritor Luís Fernando Veríssimo.
1940 - Nasce o ator Cláudio Marzo. 
1948 - Nasce a atriz e cantora norte-americana Olívia Newton-John.
1988 - Ben Johnson, atleta canadense acusado de doping, tem a medalha de ouro cassada pelo Comitê Olímpico Internacional. 
2000 - Morre Baden Powell, um dos maiores violonistas do Brasil.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895