Combate travado em Cafundó entre forças do governo e as de Hyginio Pereira

Combate travado em Cafundó entre forças do governo e as de Hyginio Pereira

Correio do Povo do dia 12 de julho de 1923, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Higino Pereira com sua tropa

publicidade

Politica rio-grandense - A situação no interior do Estado 

O combate do municipio de Montenegro 

Montenegro, 10 - As informações de origem official confirmam o que foi transmittido sobre o combate travado no Cafundó, entre forças do governo e as de Hyginio Pereira. Segundo essas informações, o total de baixas foi tres mortos e tres feridos governistas e seis mortos e oito feridos revolucionarios, bem como oito prisioneiros, sendo um destes, ferido gravemente. Em poder do tenente Paulino Teixeira está uma espada e outros objectos pertencentes a Hygino Pereira, tendo sido appreendidos varios fuzis Mauser e munição. Por occasião do enterro das praças da Brigada Militar que morreram no combate, proferiu uma oração o coronel Aurelio Porto, tendo sido feita a encommendação pelo vigario da parochia.

DIVERSAS 

A situação no Estado - Diz a Viação Ferrea, forças revolucionarias atacaram um trem de lastro, um kilometro áquem da estação de Rosario, fazendo prisioneiros. Além de todo pessoal, inclusive o machinista do trem mencionado, o mestre de linha, um feitor da linha de trabalhadores da via permanente e todo o pessoal da mesma turma. O agente do Rosario mandou um machinista, guardado por uma escolta do Exercito, afim de recolher á estação a locomotiva e o comboio de lastro. Ante-hontem, entre as estações de Côrte e Rosario, e na linha proxima das de Livramento, foi destruida a linha telegraphica da Viação Ferrea, numa extensão de 3 kilometros. Mais tarde, as communicações foram restabelecidas, sendo, porem, novamente cortadas as linhas. O guarda que fôra mandado de Rosario, afim de consertal-as, foi pelos revolucionarios detido sendo, mais tarde, posto em liberdade. 

Temporais e enchente - Com as chuvas torrenciaes dos ultimos dias, subiram muito as aguas dos arroios e dos rios que formam o Ghuayba, tendo alguns delles já começado a transbordar. Com o forte vento sul reinante no decorrer do dia de hontem, as aguas do Guahyba subiram ainda mais inundando algumas das ilhas fronteiras a esta capital. A navegação fluvial tem soffrido com os ultimos temporaes. 

TELEGRAMMAS

A rectificação do rio Tietê

S. Paulo, 11 - A Camara Municipal encarregará o engenheiro Saturnino de Britto de estudar a rectificação do rio Tietê, desde a Penha ate a Lapa, afim de evitar as periodicas inundações desse rio e tambem regularisar a navegação. 

Creação de um jardim zoologico

S. Paulo, 11 - Na proxima sessão da Camara Municipal será approvado o projecto autorisando a Prefeitura a adquirir o parque da Acclimação para nelle installar um jardim zoológico da fauna brasileira.

Exposição do Centenario

Rio, 10 - Começaram hoje a ser retiradas as borboletas installadas no portão principal da Exposição do Centenario, tendo inicio o desmonte geral das obras provisorias executadas para o antigo certamen. O portão da Avenida Rio Branco será, dentro de dias, retirado, passando o transito de vehiculos a ser feito em volta do palacio Monroe, como antigamente. Esse palacio, que serviu de séde para os serviços do certamen, foi hoje definitivamente desoccupado e vae ser entregue ao Senado Federal.

A grafia da época está 

preservada nos textos acima 

CRONOLOGIA

O dia 12 de julho na história

1922 - Alemanha pede moratória do pagamento das dívidas da 
Primeira Guerra. 
1933 - Fulgêncio Batista assume o governo provisório de Cuba. 
1933 - Ouro Preto é considerada Cidade Monumento Nacional.
1980 - Pelé é eleito atleta do século. 
1990 - Morre durante a Copa do Mundo o jornalista João Saldanha. 

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895