Comemorações da batalha de Vittorio Veneto

Comemorações da batalha de Vittorio Veneto

Correio do Povo do dia 7 de novembro de 1920, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

Tropas italianas entram em Trento durante a batalha de Vittorio Veneto.

publicidade

As commemorações da batalha de Vittorio Veneto 

Roma, 6 - As manifestações realizadas em commemoração da batalha de Vittorio Veneto revestiram-se de extraordinaria imponencia. As ruas e as casas estavam engalanadas com bandeiras e com as côres nacionaes. A multidão era tal que os cordões de tropas não puderam resistir ao povo que, cantando hymnos, subiu em direcção ao Quirinal seguindo ao cortejo bandeiras, ao mesmo tempo que outros cortejos se formavam com associações de antigos combatentes. Os manifestantes conduziam aos hombros o avião em que o aviador Bruno voou sobre Roma. Os combatentes eram acclamados a cada instante e o cortejo marchava dificilmente devido ao acumulo de gente. Havia publico até nos telhados das casas, tendo sido muitas janelas alugadas por preços elevadissimos. A imponencia do cortejo, em certos momentos, excedia a tudo quanto a imaginação possa criar. Basta dizer que a avenida Humberto I que tem mais de 800 metros, não chegava para o cortejo. A multidão, indo ao Quirinal, exigiu a presença na sacada do palacio, do rei, o qual ali teve de apparecer onze vezes.

DIVERSAS

Almanack do Globo - Os srs. Barcellos, Bertaso & C., da Livraria do Globo, tiveram a gentileza de nos offerecer um exemplar do popular Almanack do Globo para o proximo anno de 1921. Como nos annos anteriores, essa publicação vem repleta de materia variada e interessante, trazendo tambem muitas illustrações e bellas paginas de litteratura. O referido almanack, que entra para o seu 5º anno de vida é dirigido pelos srs. Mansueto Bernardi e João Pinto da Silva.

Liga da Imprensa semanal - Em reunião effectuada na redacção d’ A Capital, os proprietarios dos jornaes semanaes que se publicam nesta capital, resolveram fundar a Liga da Imprensa Semanal. A cerca dos fins dessa Liga, foi lavrado um compromisso e archivado no Registro de Títulos.

Objectos perdidos - O sr. Paulo Primo depositou em nosso escriptorio um talão da Tinturaria Franceza. - Entregámos: um sapatinho, ao dr. Tercio Perrone; uma planta de tumulo, ao esculptor Fernando Gerber. - O sr. Emilio Carlucci, depositou em nosso escriptorio uma bolsa, encontrada no Theatro Apollo.

TELEGRAMMAS

O raid aereo rio-Buenos Aires

Florianopolis, 6 - Em sua passagem para o Rio, desembarcou aqui o aviador brasileiro Virginius De Lamare, que devido ao accidente occorrido no Rio Grande, foi impedido de continuar o raid aereo Rio-Buenos Aires, de que venceu a mais importante etapa. Aquelle aviador teve festiva recepção aqui, sendo recebido por grande numero de pessoas gradas, e tendo tocado no porto uma banda de musica. O commandante De Lamare almoçou no Palacio com o governador dr. Hercilio Luz. Em palestra com um dos redactores do jornal A Republica, o aviador brasileiro declarou que vae consertar o seu apparelho proseguindo o raid Rio-Buenos Aires. Delamare mostrou-se gratissimo pelo acolhimento que lhe foi dispensado.

Club Rio grandense

Rio Grande, 6 - São muitas as coudelarias inscriptas e que apresentarão frangos e gallos para batidas, hoje, das 12 horas em diante.

A grafia da época está preservada nos textos acima.

CRONOLOGIA

O dia 7 de novembro na história

1901 - Nascimento de Cecília Meireles, escritora.
1918 - A gripe espanhola de 1918 se espalha para Samoa Ocidental, matando 7.542 pessoas (cerca de 20% da população) até o final do ano.
1962 - A ONU vota resolução contra política de apartheid da África do Sul.
1972 - Richard Nixon é reeleito presidente dos EUA.
1991 - Jogador de basquete Magic Johnson divulga que tinha o vírus da Aids.

O dia 8 de novembro na história

1884 - Fundação do jornal "Diário Popular", em São Paulo.
1887 - Emile Berliner patenteia o gramofone (Gira-discos).
1939 - Em Munique, Adolf Hitler sobrevive à tentativa de assassinato.
1957 - Operação Grapple X: o Reino Unido realiza seu primeiro teste bem-sucedido de bomba de hidrogênio sobre Kiritimati, no Pacífico.
1990 - Sistema de telefonia móvel é aberto ao setor privado por Collor.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895