Comissão de saúde da Liga das Nações publica relatório sobre a Rússia

Comissão de saúde da Liga das Nações publica relatório sobre a Rússia

Correio do Povo do dia 22 de fevereiro de 1922, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Comissão de sanitaristas da Liga das Nações.

publicidade

O problema russo - O relatório da commisão de saúde da Liga das Nações

Londres, 20 - A commissão enviada á Russia pelo comité de saude da Liga das Nações acaba de publicar o seu relatorio sobre a situação actual daquelle paiz, relatorio esse que e um documento vallioso e cheio de informações interessantes. Dois pontos favoraveis ao regimen bolchevista o documento revela: são elles o que se refere nos esforços das autoridades para soccorrer e cuidar das creanças, apezar de todas as difficuldades, o que se concerne ás attenções de que são cumuladas as pesquizas scientificas. Diz o relatório, a pobreza e a miseria que lavram na Russia revelaram-se em toda a sua enormidade nas visitas aos hospitaes, identificando que os salarios pagos aos funccionarios estavam abaixo das condições de vida.

DIVERSAS

Inauguração de um retrato - Os funccionarios que trabalham nos escriptorios da construcção do cáes desta capital, resolveram collocar no mesmo o retrato do dr. Borges de Medeiros, presidente do Estado. A inauguração deste retrato ali, effectuar-se-á no dia 24 do corrente, ás 9 horas.

Livraria Rocambole - Recebemos communicação que a Livraria Rocambole de propriedade dos srs. Menezes Irmãos, foi transferida para a rua Duque de Caxias. Nesse predio, o referido estabelecimento está bem installado para o fim a que se destina.

Exposição do centenario - Empenhando-se para que São Leopoldo se faça representar na proxima exposição do Centenario da Independencia do Brasil, o intendente dali, sr. Mansueto Bernardi, acaba de endereçar a todos os industrialistas do municipio uma circular sobre a exppsição.

General Gamelin - Partiu de Florianopolis, com destino a esta capital, o general Emile Gamelin, chefe da Missão Militar Franceza. Aquella alta patente do exercito francez, depois de se haver transportado daquella capital para o continente, fará a viagem a cavallo, com destino a Torres. Dali, transportar-se-á em automovel, com destino a esta capítal, onde é esperado no dia 24 do corrente. O general Gamelin chefiou a missão francesa no Brasil, logo após a Primeira Guerra.

TELEGRAMMAS

Santa Catharina

As manobras do Exercito

A vinda do general Gamelin

Florianopolis, 20 - Acompanhados dos capitães Souza Reis e Rosauro Bagueira, seguiu esta madrugada a bordo do Sergipe, com destino a Imbituba, onde ficou hoje, o general Emile Gamelin, chefe da missão militar franceza. Amanhã, após visitar as minas de carvão “Lauro Miller”, deverá elle seguir, por via terrestre, para ahi afim de tomar parte nas proximas manobras.

Os trabalhos de remodelação da cathedral

Florianopolis, 20 - Serão iniciados esta semana os trabalhos de remodelação da cathedral desta capital de accordo com um projecto vindo dahi. A nova cathedral terá 45 metros de fachada e duas alterosas torres com cinco sinos movidos a electricidade. Com essas reformas, elle ficará sendo o maior templo do Estado.

A situação politica

Florianopolis, 20 - Continua o enthusiasmo aqui pela candidatura do dr. Arthur Bernardes á presidencia da Republica.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 22 de fevereiro na história

1934 - Augusto César Sandino, líder guerrilheiro da Nicarágua é morto.
1958 - “Eles Não Usam Black-Tie”, de Gianfrancesco Guarnieri, estreia no Teatro de Arena, SP. 
1998 - Filme Central do Brasil, de Walter Salles Júnior, recebe o Urso de Ouro no Festival de Berlim, como o melhor filme. 
2000 - Morre o fundador do Salgueiro, Anescar Pereira Filho.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895