Comissões de julgamento e de fiscalização da exposição de frutas em Vila Nova começam a se organizar

Comissões de julgamento e de fiscalização da exposição de frutas em Vila Nova começam a se organizar

Correio do Povo do dia 5 de janeiro de 1922, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Exposição de frutas da Vila Nova.

publicidade

Exposição de fructas em Villa Nova 

Continuam muito animados os preparativos para a exposição de fructas que se realisará nos dias 29 e 30 do corrente, em Vila Nova, por iniciativa dos srs. Vicente Monteggia, João Vedana, José Bettio e Antonio Minuzzi. O certamen será installado no salão da extincta Cooperativa, e que será convenientemente ornamentado por uma commissão de senhoritas, devendo ser ali armadas tendas, nas quaes senhoritas se encarregarão de offerecer os productos expostos aos visitantes. Já estão sendo organisadas as commissões de julgamento, e de fiscalização. A conducção para os visitantes será feita por auto caminhões, que sairão do fim da linha de Therezopolis a todas as horas.

DIVERSAS

Cáes da capital - A Secretaria de Obras Publicas está convidando os proprietarios dos terrenos particulares sito no littoral desta cidade, entre a Praça Martins de Lima (Harmonia) e a rua Vigario Jose Ignacio (Rosario), a comparecerem na Directoria munidos dos seus titulos de propriedade, dentro do praso de 30 dias, a contar de hontem, a fim de tratarem com a mesma Directoria do aterro dos seus terrenos, accrescidos em consequencia da construcção do cáes. O governo do Estado propõe-lhes aterrar os ditos terrenos á razão de 3$000 o metro cubico, por meio de bomba de recalque, devendo o respectivo pagamento ser feito pelo Thesouro do Estado, mediante medições trimestraes. Os proprietarios que aceitarem estas clausulas devem assignar naquella Directortia um termo de contrato, para os devidos fins.

Centenario de Pasteur - Commemorando-se o centenario de Pasteur resolveu-se por meio de uma subscripção universal, erigir-se em Strasburgo um monumento ao grande benfeitor da humanidade. Nesse sentido, foram dirigidas listas aos medicos de todos os paizes do mundo e sociedades de medicina. O dr. Velho Py, lente da Faculdade de Medicina, recebeu uma dessas listas de subscripção. Entre collegas seus, conseguiu angariar o valor de 190$, que já foi depositado.

TELEGRAMMAS

Construcção de quartel

D. Pedrito, 4 - As obras de construcção do quartel para a força federal proseguem, muito rapidas, estando já o pavilhão principal com as paredes até 13 metros de altura. Apezar das enormes difficuldades oriundas da falta quasi absoluta de transportes, tudo marcha bem, sob a direcção do capitão Dalicio Freire. 

Operarios dispensados 

S. Jeronymo, 4 - A Companhia Minas do Arroio dos Ratos dispensou mais de 200 operarios, trabalhando agora só 1 poço. O pessoal se declarou em gréve. Receiando possiveis depredações, a Companhia pediu garantia á policia. 

Movimento immigratorio 

Rio, 4 - Informações ultimamente prestadas ao ministro da Agricultura pelo director do Serviço de Povoamento, o movimento immigratorio para os differentes portos nacionaes tende a augmentar. Na Directoria foram tomadas medidas para incrementar a entrada no paiz de trabalhadores extrangeiros, não só nos centros emigrantistas, como no interior do Estado, preparando nucleos para recebel-os. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 5 de janeiro na história

1907 - Aprovação da lei que permite a expulsão de estrangeiros. 
1932 - Nasce o escritor italiano Umberto Eco.
1947 - Luiz Carlos Prestes tem prisão preventiva decretada. 
1978 - O jornalista Flávio Tavares é libertado e expulso do Uruguai. 
1978 - Ernesto Geisel anuncia o general Figueiredo como seu sucessor e Aureliano Chaves como vice.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895