Companhia Forca e Luz Porto Alegrense reforça oferta de bondes na Capital

Companhia Forca e Luz Porto Alegrense reforça oferta de bondes na Capital

Correio do Povo do dia 14 de outubro de 1922, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

O movimento de passageiros nos bondes vinha aumentando.

publicidade

Serviço de bondes 

A Companhia Força e Luz Porto Alegrense está introduzindo, em diversas linhas, carros auxiliares, que vão até pontos determinados, isto é, onde o movimento é mais intenso, a fim de alliviar a carga dos carros de linha. Assim é que este melhoramento, que já se encontra em pratica desde alguns meses, nas linhas da Independencia e Christóvão Colombo, vae ser extendido, tambem, aos bondes S. João. Sobre o bonde Independencia, que ia á praça Julio de Castilhos, foi o seu trajecto augmentado, proseguindo o mesmo até á rua Moinhos de Vento e os Floresta, que voltam da rua Ramiro Barcellos, dentro de poucos dias deverão ir até á igreja de S. Pedro, onde já se está preparando o desvio. Os bondes auxiliares, nas linhas a que vimos nos referindo, são em numero de dois. 

DIVERSAS 

A successão presidencial do Estado 

S. Paulo, 12 - A “Folha da Noite” publica, hoje, uma entrevista com o coronel Felippe Portinho, chefe federalista na região serrana desse Estado, sobre a successão presidencial do Rio Grande do Sul. Depois de fazer a defesa do dr. Maciel Junior das accusações que lhe tem sido feitas por optar pela abstenção dos federalistas no pleito presidencial desse Estado, o coronel Felippe Portinho trata da candidatura do sr. Assis Brasil, dizendo que a mesma tem todo o seu applauso, toda sua solidariedade; apesar de federalista, com o maior prazer dar-lhe-á o seu voto; o Rio Grande tiraria incalculaveis proveitos com a administração de um homem como o sr. Assis Brasil. Alem disso, no Rio Grande são correligionarios, porque combatem ambos a dictadura ali implantada; demais, o programma do sr. Assis Brasil tem afinidades com o programma sustentado pelo partido do federalista, como sejam, entre os mais importantes, a eleição do presidente da República pelas Camaras e a unidade do direito e da magistratura. Diz tambem, que se a eleição fosse limpa, o sr. Assis Brasil alcançaria estrondosa victoria, mas o pleito será feito por uma lei estadoal e por um alistamento estadoal, porque o governo rio grandense não quiz adoptar nas eleições estadoaes e municipaes, o alistamento federal.

TELEGRAMMAS

Allemanha

Leipzig, 12 - Prosegue o julgamento pela Suprema Côrte de Justiça, dos implicados no assassinato do sr. Rathenau. Tochow, chauffeur do automovel de que serviram os ciminosos, confessou a parte que lhe coube no crime, accrescentando que foi obrigado a conduzir o automovel sob ameaça de morte. 

O problema russo

Londres, 13 - Em Riga, informa para esta capital que foi assignado um tratado russo-persa que permite em caso de guerra entre a Inglaterra e o governo dos “soviets” da Russia, que os exercitos vermelhos possam atacar a Mesopotamia atraves da Persia. 

O novo governo da Republica 

Buenos Aires, 12 - Com toda a solemnidade, realisou-se hoje a cerimonia da posse do novo presidente da Republica, sr. Marcel Alvear. Ás 15 horas, o novo chefe da nação prestou juramento perante o Congresso, assisitindo a esse acto os representantes diplomaticos. Depois do compromisso, proferiu o presidente Alvear algumas palavras esboçando o programma de seu governo. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 14 de outubro na história

1835 - Primeiras barcas a vapor Rio-Niterói.
1906 - Nasce a filósofa alemã Hannah Arendt. 
1964 - Martin Luther King recebe o Nobel da Paz.
1977 - Morre o cantor e ator norte-americano Bing Crosby.
1994 - Yitzhak Rabin, Shimon Peres e Yasser Arafat, recebem o Prêmio Nobel da Paz. 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895