Condenação dos anarquistas italianos Sacco e Vanzetti gera debates na Europa

Condenação dos anarquistas italianos Sacco e Vanzetti gera debates na Europa

Correio do Povo do dia 28 de outubro de 1921, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Julgamento de Sacco e Vanzetti, nos Estados Unidos.

publicidade

A condemnação dos anarchistas Sacco e Vanzetti 

Roma, 26 - No domingo haverá nesta capital um comicio em favor dos anarchistas Sacco e Vanzetti, condemnados a morte por tribunaes americanos. 

Bruxellas, 26 - O conselho do partido socialista approvou por unanimidade uma ordem do dia protestando contra a condemnação á morte, pelos tribunaes americanos, dos anarchistas italianos Sacco e Vanzetti.

Paris, 26 - O sr. Myron Herrick, embaixador dos Estados Unidos junto ao governo francez, agradeceu a policia parisiense os excellentes serviços que esta prestou no recente attentado contra elle, bem como nos comicios de protesto contra a condemnação dos comunistas italianos Sacco e Vanzetti, nos Estados Unidos.

DIVERSAS

Bonde contra carroça - Pela manhã de hontem estava uma carroça carregada de gazoza parada emfrente ao cinema Palacio, junto aos trilhos, quando por ali passava um bonde da linha circular. Ao se approximar daquelle vehiculo, o motorneiro do bonde tocou a sineta, para que o carroceiro procurasse evitar um desastre. Mas, isso não foi conseguido, pois que os animaes atrelados á carroça, espantando-se com o signal, arrastaram-na mais para o meio da linha, dando lugar á collisão, de que resultou quebrarem-se os varaes e uma folha da móla, além de diversas garrafas. A carroça, tinha como guia o seu proprietario, Eduardo Cavalli, e o bonde, como motorneiro o de n. 187, Oscar Rodrigues e conductor Manoel Braga, chapa 250. 

A successão presidencial - Reuniu-se, hontem, o Comité Central pró-Bernardes, recentemente constituido nesta capital para a propaganda da candidatura do dr. Arthur Bernardes, á presidencia da Republica. Nessa reunião, alem de outras resoluções, foram propostos e aceitos para fazer parte do comité, o capitão Amancio José dos Santos, tenente Luiz Carlos de Oliveira e o sr. Francisco de Paula Job. 

Porto do Rio Grande - Sabemos que será nomeado chefe do trafego do porto do Rio Grande, o sr. Norberto Telles Villas Boas.

TELEGRAMMAS

Construcção de uma estrada de rodagem 

S. Francisco de Assis, 27 - Foi assignado pelo dr. Homero Oliveira, engenheiro civil aqui residente, um contrato com o governo do Estado para a construcção de uma estrada de rodagem que ligará esta villla a estação Jacaquá. Essa noticia foi recebida com grande jubilo por toda a população desta villa. Os trabalhos serão iniciados dentro em breve. 

O Brasil na Conferencia do Trabalho em Genebra 

S. Paulo, 27 - Causou aqui grande satisfação a eleição do sr. Cincinato Braga, representante do Brasil para vice-presidente da Conferencia do Trabalho, reunida em Genebra. 

Conferencia Internacional do Trabalho

Genebra, 26 - Foram inaugurados os trabalhos da Conferencia Internacional do Trabalho com a presença de quarenta delegados, representando quasi todos os paizes do Velho e do Novo Mundo. Lord Burnham, delegado britânico, foi eleito por unanimidade, presidente da Conferencia. Os Estados Unidos não participa.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 28 de outubro na história

1904 - Inauguração do metrô de Nova Iorque.
1918 - Proclamação da independência da Tchecoslováquia. 
1955 - Nasce o criador da Microsoft Bill Gates. 
1959 - Morre em acidente aéreo, Camilo Cienfuegos, um dos líderes da revolução cubana.
1964 - Nasce a cantora Zélia Duncan.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895