Conferência de Haia aprova compensação russa por terrenos expropriados pelos sovietes

Conferência de Haia aprova compensação russa por terrenos expropriados pelos sovietes

Correio do Povo do dia 22 de julho de 1922, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

Delegação russa em Haia.

publicidade

Os trabalhos da conferencia de Haya 

Haya, 21 - A commissão dos delegados não russos approvou a proposta do sr. Litvinoff relativa ás questões das dividas russas e das compensações do confisco feito pelo governo do soviet, das propriedades particulares, pertencentes a subditos extrangeiros, domiciliados na Russia. Resolveu, tambem, a commissão, declarar que essa attitude, por parte dos russos, creará uma atmosfera mais favoravel aos representantes do soviet para novas negociações. A proposta do sr. Litvinoff , consiste, em resumo, em pedir ao seu governo que não insista nas suas exigencias a favor dos creditos, que reconheça as dividas russas anteriores a guerra e, em principio, as compensações devidas aos extrangeiros pela nacionalisação das suas propriedades.

DIVERSAS

Serviço de bondes - O movimento extraordinario de bondes em certas horas do dia obrigou aos passageiros que se destinam ao centro da cidade a lançarem mão de um expediente, que com o tempo tornou-se um habito, sem entretanto resultar dahi nenhum prejuizo para a Companhia Força e Luz. Assim é muito commum pela manhã estacionaem na rua Riachuelo oito ou mais bondes e os passageiros mais apressados deixam os bondes que vêm atraz, para tomarem os que primeiramente descem a rua Marechal Floriano. Agora a direcção da Companhia Força e Luz entendeu que os passageiros só poderão passar de um bonde para outro naquelle ponto, pagando nova passagem. Ora isso trouxe como consequencia attrictos continuados entre passageiros e conductores que procuram executar as ordens recebidas. Como assim dissemos si o expediente tomado pelos passageiros redundassem em prejuizo para a empreza, admittir-se-ia semelhante ordem, mas nada disso succede; esses passageiros são em geral empregados no commercio, que, subordinados a um horario, não podem permanecer na rua Riachuelo, esperando que se descongestione a linha. E de se esperar portanto, que a directoria dessa empreza mande sustar a ordem, afim de ser restabelecida a praxe até então seguida. 

TELEGRAMMAS

A questão Tacna e Arica

Washington, 20 - Depois de um periodo final de hesitações, a Conferencia de Ancon, esteve, hoje, completando os preparativos para o acto da assignatura, amanhã, em sessão plenaria, do accôrdo para arbitramento sobre o litigio de Tacna e Arica. Os delegados realisaram uma sessão hoje pela manhã, para o registro official da Conferencia. 

Irrompeu nova epidemia de cholera no sul da Russia 

Londres, 21 - Uma informação recebida pela Liga das Nações dá a conhecer que irrompeu uma nova e grave epidemia de cholera e de typho na Russia. Todos os paizes banhados pelo Mediterraneo e que mantem commercio com os portos russos do Mar Negro estão, seriamente, ameaçados pelo cholera. Foram registrados mais de 3000 mil casos produzidos pelo mal levantin, em Odessa, na pimeira semana de julho.

A natalidade continua inferior a mortalidade

Vienna, 21 - Continúa a ser desfavoravel o computo da mortalidade com a natalidade nesta capital. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 22 de julho na história

1938 - Alemanha impõe identificação para judeus. 
1939 - Plínio Salgado, jornalista, escritor e líder do movimento integralista, se exila em Portugal. 
1968 - A sede da ABI é alvo de atentado a bomba.
1986 - Lei dos Royalties é aprovada. Petrobras passa a ter que pagar aos estados de onde extrai petróleo 1,5% do valor.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895