Conferência de líderes discute posição chilena sobre a Argentina na Liga das Nações

Conferência de líderes discute posição chilena sobre a Argentina na Liga das Nações

Correio do Povo do dia 11 de dezembro de 1920, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

A reação do Chile em favor da Argentina na Liga das Nações.

publicidade

Liga das Nações - A attitude do Chile em face do incidente argentino

Santiago, 10 - Annuncia-se para amanhã uma conferencia dos “Leaders” dos partidos politicos chilenos para se estabelecer a conducta do Chile em face do incidente occorrido na assembléa da Liga das Nações com a retirada da delegação argentina. Predomina a idéa de que a politica do Chile em face da questão deve ser a da unidade de vistas das republicas americanas em face dos problemas mundiaes propugnando pela vinculação fraternal de todos os paises do continente dentro e fóra da Liga das Nações, mantendo com todo o vigor o principio superior de respeito aos tratados internacionaes. 

La Paz, 10 - Os jornaes desta capital commentam a attitude da delegação da Bolivia relativamente á retirada da delegação argentina da assembléa da Liga das Nações.

DIVERSAS

Radiotelegraphia clandestina - A maior parte dos vapores que demandam o porto desta capital e vindos do norte da Republica estão munidos, como se sabe, de apparelhos radiotelegraphicos. Mesmo aqui fundeados os respectivos radiotelegraphistas se communicam com a estação de Juncção, ou com navios que na occasião estejam navegando nas costas do Rio Grande do Sul. Um delles, como ja tivemos occasião de noticiar, chegou a se communicar com a estações da Babylonia, no Rio de Janeiro, e da Baya Blanca, na Argentina. Porém, mais uma vez, os radiotelegraphistas tema verificado que as communicações por elles recebidas e expedidas são interceptadas nesta capital. E por isso se conveceram de que aqui existem estações clandestinas de radio-telegraphia, certamente, de propriedade de amadores. Em vista disso resolveram dirigir-se ás autoridades competentes para que se dê termo ao amadorismo neste systema de telegraphia. Tambem o facto foi levado ao conhecimento do capitão Gastão Hasslocher Mazeron, fiscal da navegação fluvial e maritima.

Vapor Itapuca - Chegou, hontem, ás 20 horas o vapor Itapuca da Companhia de Navegação Costeira. Aquelle navio partiu, hontem, mesmo, de Pelotas, ás 4 horas, tendo feito a viagem até esta capital em 16 horas. Após a visita da Guarda Moriada Alfandega, os passageiros desembarcaram no seu destino.

TELEGRAMMAS

Politica federalista

Cruz Alta, 10 - Chegou, hontem, a esta cidade, o dr. Francisco Antunes Maciel, que aqui veiu visitar os seus correligionarios e amigos. Na estação compareceu crescido numero de amigos e correligionarios, que foram aguardal-o. Á noite foi levada a effeito uma manifestação de solidariedade e apreço. A reunião dos manifestantes realizou-se no Café Colombo, para onde foi levado o dr. Maciel e a commissão promotora.

A questão das reparações

Berlim, 10 - Será adiada provavelmente para o dia 16 de dezembro a conferencia que se deve realisar em Bruxellas, para liquidar a questão das reparações estabelecidas pelo tratado de Versailles. Esse adiamento visa permittir a chamada dos delegados allemães para participar dos trabalhos.

Campanha contra o analphabetismo

S. Paulo, 10 - O dr. Artur Bernardes, presidente do Estado de Minas, telegraphou ao dr. Vergueiro Steidel, presidente da Liga Nacional desta capital, promettendo empenhar-se pela passagem do projecto de lei, apresentado á Camara dos Deputados creando o Conselho Nacional de Educação.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 11 de dezembro na história

1810 - Instalação da Vila de Porto Alegre, elevada a essa categoria por Alvará de 23 de agosto de 1808. O RS foi dividido em quatro municípios. 
1826 - Falecimento durante parto de D. Leopoldina, esposa de D. Pedro I.
1910 - Nasce o compositor Noel Rosa. 
1941 - Hitler declara Guerra aos Estados Unidos. 
1983 - Grêmio é campeão do mundo ao vencer o Hamburgo por 2 a 1. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895