Confronto entre comunistas e a polícia em Berlim

Confronto entre comunistas e a polícia em Berlim

Correio do Povo do dia 27 de março de 1921, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

Agitação dos comunistas em Berlim, Alemanha.

publicidade

Agitação communista na Allemanha

Berlim, 25 - Os pormenores conhecidos do levante comunista de Eisleben, quinta-feira, revelam que a luta durou quarenta horas, travando-se verdadeiros combates corpo a corpo. Para a posse do leito e estação ferro-viarios, os communistas barraram todas as ruas que desembocam na estação, levando barricadas com metralhadoras. Uma força de policiaes de dois mil homens atacou os amotinados, desalojando-os após tres horas de luta. Os operarios retiraram-se, occupando o quarteirão léste da cidade, onde permanecem concentrados. As forças communistas estão bem armadas e disciplinadas.

Berlim, 26 - O exercito operario em Eisleben usa como distinctivo o botão vermelho do exercito operario internacional. Durante toda a noite de quinta-feira lutou-se encarniçadamente, sendo ao amanhecer que a policia a muito custo conseguiu occupar varias ruas obrigando os comunistas a se retirarem.

DIVERSAS

Obras do porto desta capital - Já se acham promptas as installações, feitas na praça Martins de Lima, para a confecção do blócos destinados ao novo trecho do cáes da capital, actualmente em construcção. Amanhã, terão inicio os trabalhos de preparo de blócos de cimento. A esse acto comparecerão as autoridades estaduaes e municipaes.

Reclamação - Moradores da rua Lobo da Costa pedem-nos que reclamemos contra o estado de abandono em que se encontra essa via publica. A illuminação é deficiente, nas sargetas conservam-se aguas estagnadas desprendendo mau cheiro insupportavel. Os proprios moradores têm já por algumas vezes mandando limpal-as, pois do contrario não poderiam chegar á janella.

Apuração da lei estadual - Segundo determina a lei eleitoral do Estado do Rio Grande do Sul, deviam terminar hontem, isto é, 15 dias após o seu inicio, os trabalhos de apuração da eleição que, para a renovação da Assembléa dos Representantes, se realizou neste Estado a 20 de fevereiro ultimo.

TELEGRAMMAS

As novas incursões dos bandoleiros do Contestado - Assalto a uma povoação - Mortes e feridos

Marcellino Ramos, 26 - Os bandoleiros de Santa Catharina acabam de assaltar Catanduva, com mais ou menos duzentos homens. A população do logar, prevenida, reagiu, havendo seis mortos e muitos feridos de parte a parte. Durou uma hora o tiroteio. Não se sabe pormenores.

Immigrantes allemães

Rio, 25 - A bordo do paquete “Poconé” , que entrou, hontem de Hamburgo, chegaram 1032 immigrantes allemães, que foram alojados na Ilha das Flôres, e que, na sua maioria se destinam ao Estado de Minas Geraes.

Centro de cultura artistica do Rio Grande do Sul

Novo Hamburgo, 26 - Realizar-se-á hoje no salão da Sociedade “Frohsinn”, de Hamburgo Velho o concerto organisado pelo Centro de Cultura Artística do Rio Grande do Sul.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 27 de março na história

1867 - Tratado de Ayacucho: o Brasil reconhece a posse do estado do Acre pela Bolívia. 
1939 - Termina a Guerra Civil Espanhola. 
1940 - Ordenada a construção do campo de concentração de Auschwitz.
1968 - Morre Yuri Gagarin, primeiro homem a fazer uma viagem espacial.

O dia 28 de março na história

1936 - Nasce o escritor peruano Mario Vargas Llosa.
1941 - A escritora Virginia Wolf comete suicídio. 
1962 - Golpe antiperonista derruba Arturo Frondizi da presidência da Argentina. 
1985 - Morre o pintor francês Marc Chagall. 
1994 - Inauguração da Universidade Estadual do Norte Fluminense. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895